Jogos antecedidos de um minuto de silêncio pelas vítimas da tragédia na Indonésia
Os jogos ainda por disputar da oitava jornada da I Liga portuguesa de futebol vão ser antecedidos de um minuto de silêncio "em sinal de respeito" pelas vítimas da tragédia na Indonésia, anunciou a Liga de clubes.
"A Liga Portugal associa-se à consternação pelos trágicos acontecimentos ocorridos no Estádio Kanjuruhan, na Indonésia", pode ler-se em comunicado da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
Na mesma nota, a LPFP informa que, "em sinal de respeito pelas vítimas dos chocantes incidentes registados no final do Arema FC-Persebaya Surabaia", os jogos por disputar referentes à oitava jornada da I Liga "serão antecedidos por um minuto de silêncio".
A oitava jornada da I Liga prossegue hoje, com três jogos, e termina na noite de segunda-feira.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decretou igualmente a realização de um minuto de silêncio nas competições por si organizadas, nomeadamente a Taça de Portugal, cuja segunda eliminatória decorre este fim-de- semana.
"A Direção da Federação Portuguesa de Futebol decreta um minuto de silêncio em memória das vítimas da tragédia ocorrida num estádio de futebol na Indonésia. A homenagem será cumprida em todos os jogos das competições organizadas pela FPF", pode ler-se em comunicado publicado no sítio oficial do organismo.
Na mesma nota, o presidente da FPF, Fernando Gomes, refere que "foi com enorme estupefação e um sentimento de profunda dor, mas também de revolta" que teve conhecimento "dos acontecimentos de proporções trágicas ocorridos num estádio na Indonésia".
"É com grande tristeza que lamento as consequências dramáticas desta tragédia de que resultaram a morte de mais de 170 adeptos, entre eles muitas crianças. Um estádio de futebol deve ser palco de festa e alegria e nunca de violência e morte", concluiu.
As autoridades indonésias disseram inicialmente que os tumultos ocorridos no final de um jogo de futebol em Java Oriental provocaram 174 mortos, mas o número oficial foi entretanto revisto para 125.
Balanço de confrontos na Indonésia desce de 174 para 125 mortos devido a erro
Os tumultos ocorridos num estádio em Java Oriental após o final de um jogo de futebol causaram 125 mortos, e não 174 como tinha sido anunciado, segundo um novo balanço divulgado hoje pelas autoridades indonésias.
A tragédia ocorreu no sábado à noite, quando cerca de 3.000 adeptos invadiram o campo após a derrota da equipa da casa, o Arema FC, frente aos rivais do Persebaya Surabaya, por 3-2.
A polícia usou gás lacrimogéneo para tentar controlar os adeptos em fúria, mas a sua ação acabou por provocar o pânico, com milhares de pessoas a precipitarem-se para a saída.
Muitas das pessoas morreram espezinhadas no caos da debandada.
Nos tumultos, que se estenderam ao exterior do estádio, morreram pelo menos dois agentes da polícia.
O campeonato indonésio foi suspenso e as autoridades ordenaram um inquérito aos incidentes.