Madeira

Combate à poluição das águas costeiras da Madeira e do Porto Santo é prioridade

Tutelar da pasta do Ambiente destaca acções promovidas no arquipélago

None

A secretário regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, afiançou esta quarta-feira, 19 de Outubro, que o combate à poluição das águas costeiras da Madeira e do Porto Santo é uma prioridade para o Governo Regional. 

A governante discursava na apresentação das acções implementadas na Região Autónoma da Madeira no âmbito do projecto ‘ABACO – Melhoria da Qualidade das Águas Balneares e Costeiras da Macaronésia’, que decorre esta manhã no auditório do Museu Casa da Luz, na cidade do Funchal.

Madeira apresenta acções no âmbito do projecto ABACO

Auditório do Museu da Casa da Luz acolhe sessão sobre a 'Melhoria da Qualidade das Águas Balneares e Costeiras da Macaronésia’, presidida pela tutelar da pasta do Ambiente, Susana Prada

Susana Prada começou por afirmar que as regiões que compõem a Macaronésia, - Açores, Canárias, Cabo Verde e Madeira -, são "Ilhas Afortunadas, um hotspot de vida e diversidade, único no mundo", lembrando a importância de terem uma estratégia política ambiental "muito bem definida".

A tutelar da pasta do Ambiente garantiu que para o Governo Regional da Madeira a política ambiental "sempre foi uma prioridade", dando como exemplo a criação, em 1971, da primeira Reserva Natural de Portugal, as Ilhas Selvagens, a dessalinização da água do mar na Ilha do Porto Santo, que há mais de 40 anos é a única fonte de água potável de qualidade na ilha.

A secretária regional lembrou que desde 2015 a Região conta com uma estratégia de combate à poluição das águas costeiras, que envolve a administração regional, os municípios, as associações de regantes, os clubes náuticos, a Guarda Nacional Republicana e a Capitania do porto do Funchal.

Temos investido em projectos que nos permitam aumentar a capacidade de monitorizar a origem e o tipo de lixo marinho que encontramos na Região, para que o possamos prevenir e eliminar. Apostamos muito, na formação e na sensibilização ambiental. Dirigimos avultados investimentos para os sistemas de saneamento básico e empenhamo-nos em dinamizar uma Economia Circular. Susana Prada, secretária regional do Ambiente

De acordo com os dados apresentados pela governante, a Madeira tem "o melhor Índice de Qualidade Ambiental, de todas as regiões de Portugal", com 89% do mar territorial e 65% da área terrestre da Região, sob proteção. 

Em sete anos a Madeira aumentou o número de águas balneares de 45 para 57 e o número de bandeiras azuis de 11 para 28.

O objectivo, disse Susana Prada, é "fazer mais e fazer melhor", estando a sua secretaria a reavaliar estratégias e a elaborar documentos chave, sustentados nas projecções climáticas mais recentes.

Oceanos limpos e economias sustentáveis, geram emprego e riqueza, e significam resiliência e desenvolvimento. Susana Prada, secretária regional do Ambiente

Criada aplicação para monitorizar as águas da Madeira

'Águas Balneares' já se encontra disponível para descarregar para o telemóvel