Conferência sobre João Rufino da Silva acontece no Museu de Arte Sacra
A conferência 'João Rufino da Silva: agente, cronista e guardião de um século de música sacra da Madeira' vai ter lugar esta quinta-feira, 20 de Outubro, às 18 horas, no Museu de Arte Sacra do Funchal (MASF).
A entrada é gratuita, mediante inscrição, através do número telefónico 291 228 900.
A conferência estará a cargo de Paulo Esteireiro, director de serviços de Investigação, Comunicação, Edições e Formação no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira.
Nesta conferência, será possível saber algumas notas biográficas sobre João Rufino da Silva, o seu contributo para a salvaguarda da música sacra na Madeira e ouvir algumas das suas obras para órgão.
Sobre João Arnaldo Rufino da Silva
João Arnaldo Rufino da Silva (1929-2016) é reconhecido pelo trabalho realizado na área da música sacra. Foi cantor, professor, compositor e musicólogo, tendo leccionado educação musical e dirigido o coro do Seminário e o Orfeão Madeirense.
Rufino Silva deixou um conjunto de obras sacras da sua autoria e, como musicólogo, realizou um conjunto de estudos que nos permitem conhecer os principais compositores, repertório musical realizado, coros e cantores, maestros e instrumentistas, bem como as fases principais da música sacra na Madeira, entre 1880 e 1980.