Patrocinado EXTERMÍNIO - HIGIENE CONTROLE, LDA

Como identificar uma infestação de ratos

Uma praga de ratos não deve ser encarada com ânimo leve e deve ser controlada imediatamente!

None Ver Galeria

Os murganhos, também conhecidos como ratos-domésticos ou camundongos (no Brasil) são uma espécie de pequeno roedor da família dos murídeos que têm cerca de 8cm de comprimento. Já os ratos são bem maiores, podem chegar a 25cm de comprimento e a cauda é notavelmente maior que o corpo.

Pequenos ou grandes, esses visitantes indesejados são facilmente identificados, fique atento aos sinais de infestação e aja rapidamente.

Na primeira suspeita, procure dentro de armários, por baixo dos sofás, atrás do fogão ou do frigorífico, ou perto de ralos. Os roedores procuram sítios escuros e húmidos para se esconderem.

Os 6 sinais de que há roedores em sua casa:

  1. Fezes de rato

    Se encontrar pequenas bolas que se assemelham a arroz preto, podem ser excrementos de ratos. As fezes são mais abundantes perto de fontes de alimentação e nidificação. Se encontrá-las, tenha cuidado. Fezes de roedores podem deter partículas nocivas, por isso não deve varrer vigorosamente ou efectuar a aspiração. Em vez disso, deve pegá-las cuidadosamente com luvas, toalha de papel e descartá-las em sacos de plástico. Certifique-se de que desinfecta toda a área.
  1. Padrões de tráfego

    Os ratos seguem as suas rotas favoritas de deslocação em volta da sua habitação. Em outras palavras, eles geralmente circulam ao longo das mesmas paredes e rodapés noite após noite. Procure um caminho de manchas sujas no chão, onde os ratos deixam vestígios e marcas das suas patas. Este é um sinal de um trajeto com alto tráfego de roedores.
  1. Hábitos alimentares

    A comida do cão ou o saco de sementes de pássaro apareceram subitamente espalhados? Os ratos mastigam pelo seu caminho todos os tipos de caixas e sacos para chegarem ao seu favorito - grãos e cereais. Verifique se há furos em sacos e alguns vestígios de migalhas em torno de recipientes dos alimentos. Se deixou manteiga ou bacon no balcão da cozinha, inspecione-os cuidadosamente, poderá encontrar pequenas marcas de dentes. Certifique-se de que qualquer alimento possivelmente contaminado seja de imediato deitado no lixo.
  1. Material de nidificação

    Os ratos adoram encontrar um lugar aconchegante onde possam se esconder e deixar as crias. Por exemplo, a área quente atrás do frigorífico ou fogão ou também atrás dos armários e despensas. Eles recolhem papel, tecidos, pedaços de embalagens de comida e outros materiais para fazer um ninho – onde o cheiro intenso de urina é notório! Se notar furos nos tecidos ou um pequeno aglomerado de material num canto, com ou sem fezes nas proximidades, poderá haver ratos.
  1. Ruídos de ratos

    Consegue ouvir um tamborilar sobre a sua cabeça? Quando estes sons ocorrem todas as noites, e não apenas sobre a sua cabeça, mas nas paredes e em todo lado, poderá ter uma infestação de roedores em casa.
    Preste atenção onde ouve arranhões e corridas, pois essa área provavelmente está perto da fonte do problema.
  1. Odor de rato

    Consegue sentir o cheiro da sua presença? Poderá ser um ninho, um rato morto na proximidade ou excrementos de roedores. E mesmo que o seu nariz não detete, o seu animal de estimação pode. Por exemplo, se o seu gato ou cão está de repente focado para um determinado canto ou parte da casa, um ou outro podem ter encontrado o local do problema.

Lembramos que os ratos são espertos, hábeis e têm grande potencial para transmitir doenças a pessoas e a animais, podendo inclusive colocar em risco a saúde pública. Uma praga de ratos não deve ser encarada com ânimo leve e deve ser controlada imediatamente!

Se preferir pular essas 6 etapas, após a primeira suspeita de uma infestação de ratos na sua casa, consulte especialistas e profissionais habilitados que o possam ajudar. 

A Extermínio® – Higiene Controle, Lda. é uma entidade certificada e especialista em controlo de pragas, identificando a origem e solucionando o problema.

Oferecemos tratamentos personalizados para todo o tipo de pragas, desenvolvendo ações preventivas recorrendo a metodologias adequadas para o controlo pragas com o mínimo impacto em termos de saúde pública e meio ambiente.

Fazemos a sua avaliação gratuitamente.

291 930 500

www.exterminio.ptVisite o nosso Facebook e LinkedIn!

Grupo Extermínio®  – Continuamos juntos por um ambiente seguro e controlado desde 1990!