5 Sentidos

Santa Maria Maior traz tradições orais de Cabo Verde

None

A Universidade Sénior de Santa Maria Maior, em parceria com a Associação Contigo Teatro, traz ao Centro Cívico no dia 27 de Outubro, o contador de histórias, activista social e actor cabo-verdiano Adriano Reis, num momento de partilha da cultura de Cabo Verde e da Madeira.

Adriano Reis tem residência em Lisboa e especializou-se em comédia dell'arte, uma vertente do teatro popular que tem como principal característica o improviso, realizado nas ruas e em praças públicas.

Durante o tempo da pandemia, dedicou o seu tempo a escrever novas histórias como "Rutxêla – Stórias de Lá" e "TONAYA – O pedreiro do El Dorado". Segundo o actor, "é um trabalho de capacitação pessoal onde mantém vivo o registo das histórias e memórias das bibliotecas vivas de Cabo Verde".

O artista tem vindo a recolher testemunhos, costumes e tradições na sua comunidade e na diáspora e partilhando-os em nichos populacionais já em 17 países da Europa.

A tradição oral de histórias e de crenças "Stórias de Lá!", decorre pelas 19h00 no Centro Cívico de Santa Maria Maior. A entrada é livre, contudo deve ser realizada uma inscrição prévia para o email [email protected]".