Desporto

Ronaldo é finalista da Bola de Ouro mas prémio deve ser hoje entregue a Benzema

Foto Rodrigo Jimenez/EPA
Foto Rodrigo Jimenez/EPA

A France Football entrega a Bola de Ouro, para o melhor futebolista da época 2021/22, que deverá ser atribuída a Karim Benzema, do Real Madrid, vencedor e melhor marcador da Liga dos Campeões e da Liga espanhola.

Aos 34 anos, o avançado francês deve ser consagrado como o sucessor do argentino Lionel Messi, depois de anos de subalternidade ofuscado pelo português Cristiano Ronaldo no Real Madrid.

Desde 2019/20, com a saída de Ronaldo dos 'merengues', Benzema destacou-se e, na época passada, superou-se, totalizando 44 golos nas campanhas de sucesso do emblema madridista em LaLiga, na 'Champions' e na Supertaça Europeia.

Reconquistou também protagonismo na seleção francesa, vencedora da Liga das Nações, sucedendo a Portugal, após praticamente seis anos sem vestir a camisola dos 'bleus', pelo alegado envolvimento numa tentativa de chantagem a Valbuena.

Messi ergueu o troféu em 2021, 2019 e 2009, quando era só responsabilidade do France Football, e em 2010, 2011, 2012 e 2015, numa associação da revista francesa à FIFA, mas não consta dos 30 nomeados pela primeira vez desde 2005.

O sucessor do 'astro' argentino será conhecido na cerimónia da entrega da 66.ª Bola de Ouro, com novos critérios de avaliação, que vão ineditamente passar a ter em conta a temporada desportiva em vez do ano civil.

Entre os 30 finalistas destacam-se as presenças de Cristiano Ronaldo, do Manchester United, Bernardo Silva e João Cancelo, ambos do Manchester City, e Rafael Leão, do AC Milan, mas também de Luís Díaz e Darwin Nuñez, que jogam no Liverpool depois de terem alinhado por FC Porto e Benfica, respetivamente.