Madeira

PSD apresenta voto de pesar pelo falecimento de Lourdes Castro

None

O Grupo Parlamentar do PSD veio hoje a público manifestar o seu pesar pelo falecimento, aos 91 anos, da artista plástica madeirense Lourdes Castro, apresentando um voto na Assembleia Legislativa da Madeira.

"Reconhecida como uma das mais notáveis artistas contemporâneas, Lourdes Castro deixa uma marca inconfundível e uma vasta obra no mundo das artes plásticas, tendo sido alvo de inúmeras distinções ao longo da sua carreira, incluindo a Medalha de Mérito da Cultura em 2020 pelo 'contributo incontestável' para a cultura portuguesa", destacam os social-democratas em nota remetida à imprensa.

A mesma nota salienta ainda que "como madeirense, Lourdes Castro contribuiu para a projecção da nossa Região ao nível internacional, sendo uma referência não só para os jovens artistas locais, mas também do mundo inteiro".

O Grupo Parlamentar do PSD enaltece, assim, a vida e percurso artístico de Lourdes Castro, apresentando as suas "sentidas condolências à família e amigos".

Lourdes Castro nasceu na Madeira, a 9 de Dezembro de 1930. Aos 20 anos deixou o Funchal para estudar, em Lisboa, na Escola Superior de Belas Artes. Em 1957, partiu para Munique e, mais tarde, instalou-se em Paris, onde foi uma das fundadoras do grupo artístico e da revista "KWY". Em 1983, regressou à Madeira fazendo da ilha onde nasceu o seu refúgio.

Faleceu esta madrugada, aos 91, no Hospital Dr. Nélio, Mendonça, no Funchal.

Morreu a artista madeirense Lourdes Castro

Morreu este sábado, dia 8 de Janeiro, aos 91 anos, uma das mais importantes artistas portuguesas contemporâneas: a madeirense Lourdes Castro. A notícia foi avançada pelo Público. O DIÁRIO confirmou que a artista, natural do Caniço, morreu esta madrugada no hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.