Madeira

Projecto de financiamento aprovado coloca UMa numa "nova fase"

None

A Universidade da Madeira (UMa) concorreu aos programas ‘Impulso Jovens STEAM’ e ‘Impulso Adultos’, juntamente com os copromotores – Universidade do Algarve, Universidade de Évora e Universidade Nova de Lisboa, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PPR). A candidatura foi aprovada com um montante geral de três milhões e meio de euros.

Desse montante total, dois milhões e cinquenta mil euros estão destinados à UMa.

Hoje, na apresentação dos resultados do consórcio concorrente aos programas, o reitor da UMa, Sílvio Moreira Fernandes, disse que isto corresponde a "uma nova fase da vida das instituições e, particularmente, da UMa".

"Pela primeira vez, a Universidade da Madeira, juntamente com outras três instituições, consegue ver aprovado um projecto que tem em si três componentes fundamentais. Uma componente relacionada com infraestruturas, isto é, uma infraestrutura para o ensino politécnico; uma componente de formação e uma componente pedagógica", afirmou.

O reitor da UMa referiu que embora a candidatura fosse mais ambiciosa na sua fase inicial "teve que ser cortada". "Mas não deixa de ser positivo que a universidade tenha conseguido alcançar, juntamente com os seus parceiros, este objectivo de termos financiamento para aumentar a nossa formação, tornando-a mais diferenciada, e também para implementar o ensino politécnico para os estudantes que queiram se adaptar a novas áreas de formação", frisou.

Já a vice-reitora da UMa, Elsa Fernandes, disse que o objectivo deste projecto é atrair mais alunos nacionais e internacionais para as suas instituições; atrair mais alunos para as áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática); potenciar as metodologias ‘inquiry based learning e project based learning’ no ensino Superior; possibilitar o ‘re-skilling and up-skilling’ a adultos já graduados no âmbito dos dois eixos temáticos do projecto (Mar a Sul e Envelhecimento, Bem-estar e Sociedades Saudáveis); e equipar a instituição promotora com infraestruturas e equipamentos adequados ao trabalho a desenvolver.

Na oportunidade, revelou que com este consórcio serão incrementados 15 cursos na UMa e nas outras instituições, que irão começar já no próximo ano lectivo.

São esperados um total de cinco mil alunos distribuídos pelas quatro universidades. 

Há ainda bolsas de redução de propina para todos os cursos do programa.

O projecto estende-se até ao ano de 2026. 

A UMa concorreu aos programas como líder do projecto ‘Fostering STEAM and Lifelong Learning at South’.