Cantar dos Reis na Placa Central faz cumprir a tradição
Apesar de todos os constrangimentos pandémicos, a tradição cumpriu-se, no início desta noite, na Placa Central e cantaram-se os Reis. O evento organizado e promovido pela ACAPORAMA - Associação de Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira integra o programa de festas de Natal e Fim de Ano da Secretaria Regional de Turismo e Cultura.
Ao contrário do que já aconteceu em anos anteriores, em que o auditório do Jardim Municipal já serviu de palco para esta iniciativa, a edição de 2022 de ‘Cantar os Reis’ decorreu no espaço de concertos do Mercadinho de Natal, na Placa Central da Avenida Arriaga, e contou com a participação de vários grupos provenientes das Casas do Povo de Santa Cruz, de São Roque do Faial, de Santana, do Estreito de Câmara de Lobos, da Serra de Água e de São Martinho.
Os vários grupos que passaram pelo palco cumpriram a tradição e reavivaram o costume madeirense de cantar os Reis, tendo o espectáculo começado com o toque das sinetas que deram o mote de abertura para a animação que fez aquecer a noite.
Na ocasião, Eduardo Jesus destacou a qualidade do evento que encerra as festas de Natal e Fim de Ano na Madeira. O secretário regional do Turismo e Cultura frisou que o facto da iniciativa ser organizada pelas Casas do Povo da Região permite uma proximidade maior com aquela que é a essência madeirense, “muito próxima da cultura popular, que é a cultura que nos faz ser como nós somos”. Por esse motivo, encerrar as celebrações natalícias com a actuação dos grupos ligados a estas instituições locais é fazê-lo com “aquilo que há de mais puro, com as nossas raízes. E um povo que não se orgulha das suas raízes não é um povo”, notou.