'Católica' aponta para possibilidade do PS obter maioria absoluta
A projecção da Universidade Católica para a RTP aponta para a possibilidade do Partido Socialista (PS) obter maioria absoluta nestas eleições Legislativas, com a eleição de 116 deputados à Assembleia da República.
A 'Católica' indica que António Costa poderá obter entre 37% a 42% dos votos (entre 102 a 116 deputados), ao passo que o Partido Social Democrata (PSD) irá colher, eventualmente, 30% a 35% da preferência dos eleitores (84 a 94 assentos parlamentares).
Como terceira força política surge o partido liderado por André Ventura, o CHEGA, com 5% a 8% dos votos, subindo a sua representatividade em São Bento (7 a 13 deputados), seguindo-se a Iniciativa Liberal (IL) com 4% a 7% dos votos (5 a 9 deputados).
O Bloco de Esquerda terá entre 3% a 6% e a CDU 3% a 5% - ambos com a possibilidade de eleger 3 a 7 deputados - enquanto CDS, PAN e Livre terão à volta de 1% a 3% dos votos descarregados nestas Legislativas. CDS e PAN poderão mesmo perder os únicos deputados que tinham na Assembleia da República, mas podem eleger, num cenário mais favorável, dois representantes.