Turismo Madeira

Estatísticas do Turismo confirmam "tendência de recuperação do mercado nacional"

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As estatísticas que foram agora publicadas relativamente ao mês de Novembro vêm confirmar a tendência que se estava a verificar na Região Autónoma da Madeira, onde relativamente ao ano de 2019, a Madeira regista uma evolução que é crescente (...) Portanto, muito positiva.

É deste modo que o secretário regional do Turismo, Eduardo Jesus, às estatísticas hoje divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), relativas a Novembro último.

Dormidas no alojamento turístico da Madeira aumentaram 73,3% até Novembro

As dormidas no alojamento turístico na Região Autónoma da Madeira aumentaram 73,3% entre Janeiro e Novembro de 2021, comparativamente com o mesmo período de 2020, mas ainda estavam bem longe do período pré-pandemia.

Eduardo Jesus salienta que "no número de hóspedes entrados a variação, relativamente a Novembro de 2019 é superior a 5 por cento e nas dormidas é de quase 4,5 por cento", atribuindo este desempenho "bastante melhor" relativamente ao "ano pré-pandémico" (2019), à aposta no mercado nacional.

"A Madeira fez uma aposta muito forte no Estado português continental, quer através da parceria que foi renovada em 2021 com a Associação Portuguesa da Agências de Viagens e Turismo (APAVT), quer em campanhas muito direccionadas para o mercado nacional, apelando à especificidade regional", afirmou o governante, acrescendo que "toda esta lógica esteve consubstanciada na marca que foi lançada em Abril, suportada numa grande campanha que fizemos do 'Portugal Tropical'".

Mais recentemente, aponta como exemplo deste investimento no mercado nacional, a campanha do final do ano (incluindo Novembro), que convidava a comemorar a Passagem de Ano "à madeirense".

"Tudo isto resultou numa captação do interesse de Portugal Continental e fez com que os residentes em Portugal crescessem em termos de dormidas aqui na RAM, em Novembro de 2021, face a Novembro de 2019, perto 31,5 por cento. É quase um terço do mercado nacional", sublinha Eduardo Jesus e insiste que fica demonstrada "a capacidade de resposta do mercado nacional".

Por outro lado, destaca que as ilhas da Madeira e do Porto Santo souberam afirmar-se como "destino seguro" e "de confiança para as férias", perspectivando ainda bons resultados para o mês de Dezembro.

Em relação a 2020, afasta qualquer comparação "por ser uma ano completamente atípico".