Madeira

Aldeia de Natal no Funchal recebeu 2.200 crianças

Foto DR/CMF
Foto DR/CMF

A Praça do Município acolheu, ao longo de quatro semanas, entre as 10h00 e as 19h00, a Aldeia Natal, uma iniciativa da Câmara Municipal do Funchal, em parceria com a ACIF que foi "concebida a pensar nas crianças, no convívio familiar e na dinamização do comércio local", informa a CMF numa nota enviada esta manhã.

"Este evento, que trouxe à cidade alegria e animação, foi assegurado por um conjunto de assistentes em permanência no local e agentes culturais que desenvolveram as mais de 120 atividades programadas, num ambiente de segurança que primou pela observância das regras sanitárias vigentes", assegura.

Explicando que "entre teatro de rua e espetáculos de magia, passando pela hora do conto e pelos jogos tradicionais, a Aldeia Natal ofereceu à cidade um conceito complementar à restante programação de Natal que animou a cidade nesta Quadra", a autarquia frisa que "a oferta de pipocas e algodão doce garantiram finais de tarde muito animados entre filhos, pais e avós, num convívio intergeracional salutar".

Assim, "a Aldeia Natal recebeu a visita de cerca de 2.200 crianças, 630 das quais em visitas programadas com grupos organizados provenientes de 32 escolas e creches, 16 crianças institucionalizadas, 31 crianças e jovens com necessidades educativas especiais e, ainda, um grupo sénior", referindo que "estes números revelam bem a dinâmica vivenciada neste espaço, que pretendeu ser muito mais do que um recinto de animação. Na Aldeia Natal trabalham-se valores como o respeito, a amizade, a inclusão e a igualdade", aponta.

De resto, "a temática da sustentabilidade foi também trabalhada através das diversas atividades que decorreram na Hora da Sustentabilidade, onde miúdos e graúdos foram sensibilizados para a importância do seu papel no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que compõe a Agenda 2030 definida pela ONU", salientou. 

Em jeito de balanço, "resta salientar a satisfação manifestada pelos 8 artesãos presentes no local, cujas vendas superaram as suas expectativas, tendo em conta o contexto pandémico atualmente vivido. De salientar também o serviço de fotografia profissional que ali foi prestando por 6 fotógrafos e que ajudou a perpetuar a memória de momentos bem passados em família", resume.

E conclui: "A edição de 2021 da Aldeia Natal termina, assim, com um balanço francamente positivo, na certeza de que os objetivos preconizados foram cumpridos e de que este é um modelo para continuar. As famílias agradecem o comércio local também."