Sinais na estrada de uma manhã complicada
Ainda o sol não despontava no horizonte e os primeiros sinais de uma manhã que pode se complicar já se faziam sentir, nomeadamente na Via Rápida, no sentido Ribeira Brava - Machico. Em dois pontos, no já habitual nó de Câmara de Lobos e logo após a subida de Santa Rita e antes do Mercado Abastecedor, a fila de carros afunila-se numa só, devido a assistência prestada pela Via Litoral a um veículo na zona.
No outro sentido, o habitual pára-arranca também se faz sentir desde o nó de Pestana Júnior, muito por causa das viaturas que querem sair da Via Rápida para a zona da Pena e/ou Campo da Barca. A fila começa a acumular a partir daí e , normalmente, estende-se os constrangimentos (marcha mais lenta) por alguns quilómetros.
Estes são os principais pontos de dificuldade a esta hora, mas há que ter em conta o actual estado do tempo, com possibilidade de chuva, aliás que terá caído em boa quantidade durante a madrugada (vigorou um aviso amarelo emitido pelo IPMA entre as 1h00 e as 6h00, mas na costa Norte e regiões montanhosas), pelo que todas as cautelas ao volante são poucas.
Por falar em costa Norte, as estradas monitorizadas pela Via Expresso revelam chuva por todo o lado, inclusive na costa sul mais a Oeste. Reforça-se os cuidados a ter ao volante, nomeadamente a velocidade e as distâncias de segurança, numa condução que tem de ser ainda mais defensiva.