Coronavírus Madeira

Governo Regional oficializa na segunda-feira o fim da testagem massiva

Albuquerque reitera que já não se justifica a testagem semanal

None

O Governo Regional vai reunir na próxima segunda-feira em Conselho de Governo extraordinário para deliberar o alívio nas medidas contra a Covid-19 actualmente em vigor na Região.

O fim da testagem massiva à população é uma das decisões a anunciar, oficialmente, no início da próxima semana.

“Vamos fazer a conferência de imprensa, possivelmente, segunda-feira (dia 31 de Janeiro). Vamos reunir o Conselho de Governo extraordinário, na segunda-feira, e vamos tomar medidas nesse sentido”, adiantou. Acrescentou que “a realidade é que nós temos neste momento uma circunstância que vai levar, quase de certeza, à alteração das actuais regras da testagem massiva”, reafirmou.

Nesse sentido diz que “os pressupostos para aligeirar e mudar a reconfiguração da testagem massiva estão efectivados, porque neste momento a perigosidade desta variante é residual, ou seja, quase inexistente e isso constata-se pelo números de pessoas que temos nos Cuidados Intensivos, que também tem sido residual” sendo que a maioria destes internados “são pessoas não vacinadas”.

Argumentos para concluir que “há condições para nós aliviarmos”, referindo-se à exigência de testagem semanal.

As outras regras, como o uso de máscara vai continuar a ser obrigatório “pelo menos nos próximos meses”, perspectivou.

Albuquerque entende que é chegada a hora de reorganizar o combate à pandemia, depois de só nos últimos quatro meses ‘consumiu’ 1.7 milhões de testes à Covid-19.

“Desde de Novembro já fizemos quase 1.7 milhões de testes”, sublinhou.

“Neste momento não se justifica a imposição dos testes semanais. Portanto isso será alterado”, garante, sendo que a comunicação oficial será feita no último dia deste mês. Nessa ocasião também deverá ser anunciada a nova fórmula para as Autoridades de Saúde terem o controlo e monitorização da doença. Desvendou que esta passará a ser feita “por amostragem”, sem revelar mais pormenores.