5 Sentidos

OCM celebra 58.º aniversário com concerto no Centro de Congressos da Madeira

None Ver Galeria

A Orquestra Clássica da Madeira (OCM) celebra o seu  58.º aniversário com um concerto no próximo sábado, 29 de Janeiro, pelas 18 horas, no Centro de Congressos da Madeira.

Para este concerto especial de aniversário, a OCM conta com um concerto para violino pelas mãos do violinista Haik Kazazyan. O espectáculo apresenta obras de Suppé, Mendelssohn, Dvorak, Piazzolla, Tchaikovsky e J. Strauss sob a batuta do maestro convidado Martin André.

São 58 anos de história, com um início em Fevereiro de 1964 como Orquestra de Câmara da Academia de Música da Madeira, actual Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, pelas mãos audazes de um grupo de professores e alunos da referida Academia. Este concerto "inaugural" realizou-se no Teatro Municipal Baltazar Dias no âmbito do Festival de Música Portuguesa que nesse ano se realizou integralmente pela primeira vez no Funchal. Estamos certos que a nossa postura em palco será a que tantos elogios nos tem proporcionado. Profissionalismo, dedicação e maturidade na interpretação de obras de todos os tempos e do nosso tempo. Director Artístico da Orquestra Clássica da Madeira, Norberto Gomes

No âmbito da responsabilidade formativa e pedagógica da Orquestra Clássica da Madeira, os alunos e formandos de todas as áreas artísticas do Conservatório -Escola Das Artes da Madeira têm entrada livre mediante apresentação de cartão estudante e disponibilidade da sala.

Gratos pela história que nos foi legada e conscientes da generosidade com que a música nos tem brindado, tudo daremos para não desiludir os intervenientes e a essência deste bem maior da humanidade que é a música. Director Artístico da Orquestra Clássica da Madeira, Norberto Gomes

Os bilhetes para o espectáculo estão disponíveis na Loja Gaudeamus, no Colégio dos Jesuítas (junto à Câmara Municipal do Funchal), pelo valor entre 5 e 20 euros, de segunda a sexta-feira das 10 às 18 horas.

PROGRAMA:

Franz von Suppé [1819 – 1895] - Light Cavalry Overture

Arno Babajanian [1921-1983] - Concerto para violino e orquestra em Lá m

F. Mendelssohn []- Calm Sea and The Prosperous Voyage

P. Tchaikovsky [1840 – 1893] - Waltz of the Flowers from the Nutcracker

A. Piazzolla [1921 – 1992] arr. A. Nevolovtsch [n.1953] - Oblivion

A. Dvorak (1841 - 1904) - Slavonic Dance, op 72 nr. 2

J. Strauss II [1825 – 1899] - Valsa Rosas do Sul Op.388

Sobre o Maestro Convidado Martin André

Martin André frequentou a Yehudi Menuhin School (onde estudou piano) e estudou música na Universidade de Cambridge. Fez a sua estreia profissional dirigindo uma versão de câmara da Aida para a Ópera Nacional de Gales, onde passou várias temporadas como maestro residente. Durante este período trabalhou um vasto reportório, dando particular atenção ao séc. XIX italiano. Entre 1993 e 1996 foi Diretor Musical da English Touring Opera, dirigindo óperas tanto em Londres como em digressões por todo o Reino Uno na Ópera ido. Em 1996 foi galardoado com o Arts Foundation Conducting Foundation. Martin André é o único maestro que já dirigiu todas as grandes companhias de ópera britânicas. Desde que deixou o seu cargo na Ópera Nacional de Gales, tem-se apresentado à frente da Royal Opera House, Glyndebourne Touring Opera, Ópera da Escócia, Ópera Nacional Inglesa, Opera North e Ópera da Irlanda do Norte. Em 2000 dirigiu uma produção gravado ao vivo para a BBC de Londres de Le Nozze di Fígaro.

Atualmente divide a sua carreira profissional entre os teatros de ópera e as salas de concerto, dirigindo reputadas orquestras.

Sobre o Solista Convidado Haik Kazazyan 

Haik Kazazian, um dos mais proeminentes jovens violinistas da sua geração, nasceu em Yerevan, em 1982. Em 1989 ingressou na Escola de Música Sayat-Nova, com o professor L. Zoryan. Em 1996 mudou-se para Moscovo. Entre 1996 e 2006 estudou com o professor E. Gratch na escola de música Gnessin em Moscovo, e no Conservatório P. I. Tchaikovsky, após a sua graduação continuou os seus estudos no Royal College of Music em Londres com o Prof. I. Rashkovsky. Participou em master-classes com Shlomo Mintz, Ida Haendel, Boris Kushnir, Pamela Frank entre outros.

Haik é convidado regularmente para se apresentar em muitos países com orquestras e músicos de renome, como a Royal Orchestra da Escócia, a Orquestra de Câmara e Orquestra Nacional Russa, Orquestra Filarmónica de Moscovo, Orquestra Sinfónica do Estado de Moscovo, Orquestra Filarmónica de Praga, Orquestra Nacional de Dublin, Orquestra de Câmara de Munique, Orquestra de Câmara de Moscovo, assim como São Petersburgo, Ekaterinburgo, Kazan, Orquestra Sinfónica de Samara. Os músicos com quem colaborou como solista e músico de câmara são os maestros: Andrew Litton, Alexander Liebreich, Alexandre Lazarev, Alan Buribayev, Constantino Orbelian, Jac van Steen, David Brophy, Pavel Kogan, Alexander Polianichko, os pianistas Freddy Kempf, Ekaterina Mechetina, Andrey Shibko, Vadim Kholodenko, violinistas Gordan Nikolitch, Boris Brovtsyn, violoncelistas Alexander Bouzlov, Sergey Antonov, Boris Andrianov e muitos outros.

Apresenta-se regularmente no “Festival de Musique” (Sion), Festival em Verbier, o Festival Yuriy Temirkanov, “Praça das Artes” (S. Petersburgo), “Kremlin de Moscovo”, Primavera Clássica (Moscovo), Festival Internacional de Música Tongyeong (Coreia do Sul).

Desde 2002 é solista da Moscow Philharmonic Society, e em 2008 começou a lecionar no Conservatório de Moscovo.