Madeira

CMF vai reforçar apoios sociais

None
Foto André Ferreira/ CMF

O presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF) assumiu hoje que a autarquia vai aumentar e reforçar os apoios sociais no concelho "aos que deles necessitam". Uma garantia deixada durante a entrega de prémios de mérito escolar a 27 alunos das escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos da Freguesia de Santo António.

De acordo com a autarquia, a Junta de freguesia de Santo António alargou este ano o apoio a 90 estudantes universitários. "No ano passado foram 65 os alunos do ensino superior apoiados. Um aumento de 50%", conforme realçou Pedro Calado.

O presidente da Câmara deixou também um apelo aos pais para que proporcionem aos filhos o gosto e o acesso à educação e à formação, não só ao ensino superior, como aos cursos técnicos profissionais.

“O mercado não tem capacidade para absorver tantos licenciados. A economia não sobrevive só com engenheiros, médicos, advogados e economistas. É preciso bons técnicos noutras áreas. É preciso técnicos informáticos, electricistas, pedreiros, canalizadores (…) e essas pessoas quando são boas a trabalhar ganham mais do que aquelas que estão em actividades de ensino superior”, referiu, para depois pedir aos jovens que "estejam atentos à evolução e às necessidades do mercado".

“Trabalhem e não queiram viver da subsidiodependência”, acrescentou.

Já o presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Ilídio Castro, assumiu o compromisso de "continuar apoiar as escolas em pequenas reparações, manter o apoio para a aquisição de material e apoio ao transporte escolar, bem como o apoio financeiro mensal aos estudantes universitários da freguesia".