Rita Andrade anuncia incentivos para fixação da população
"Fixar a população nas zonas rurais, criar mais oportunidades de emprego e mais habitação. Alavancar a mudança e o combate às assimetrias geográficas". São estes os principais eixos de intervenção de um novo programa de descentralização anunciado hoje por Rita Andrade, à margem do 31.º aniversário da Casa do Povo de São Roque do Faial, em Santana.
É precisamente, no concelho de Santana, que a secretária regional de Inclusão Social e Cidadania garante que o executivo madeirense se prepara para iniciar este novo programa, um projecto piloto que visa combater o isolamento e potenciar o desenvolvimento das zonas rurais da Região.
“Vamos iniciar, este ano, um programa em parceria com a IHM. Envolvendo as câmaras municipais. Através do Instituto de Emprego, vamos potenciar e majorar os programas de emprego existentes”, revelou.
A governante destaca ainda que "a descentralização se faz através de atractivos que criem melhor qualidade de vida nas zonas com menor densidade populacional", adiantando que "está previsto ainda o apoio do Governo Regional, através da Investimentos Habitacionais da Madeira, com vista ao acesso à habitação a custos controlados, para estas pessoas, em especial casais jovens, que se queiram fixar nas zonas rurais".
"É fundamental apostar na descentralização. A nossa região tem um potencial enorme de desenvolvimento fora das zonas urbanas e o Governo Regional encontra-se comprometido com este grande objectivo, de promover mais e melhor desenvolvimento nos concelhos mais afastados dos centros urbanos, e assim combater assimetrias. São projetos estruturantes que levam o seu tempo a consolidar, mas este terá o seu início ainda este ano”, sublinhou Rita Andrade.
“31 anos de muita inovação e actividades diferenciadoras”
A Casa do Povo de São Roque do Faial foi palco, nesta manhã de domingo, da festa de aniversário da instituição. Rita Andrade não poupou nos elogios dirigidos a esta Casa do Povo, que completa hoje 31 anos de existência.
“Este Centro de Convívio tem inúmeras actividades que espelham a boa energia que se sente ao cá chegar”, destacou a secretária regional com a tutela do Desenvolvimento Local, acrescentando que “não é comum ver cinco grupos culturais e recreativos a representar uma só Casa do Povo". "Isso é demonstrativo do espírito de missão, de entrega e de muita paixão por tudo o que aqui se faz”, insistiu.
O dia de hoje simboliza o trabalho de excelência de 31 anos, com muita inovação e com um conjunto de atividades diferenciadoras e por isso, e em nome do Governo Regional, endereço o mais profundo agradecimento por tudo o que fazem pela comunidade local. Continuem a contar com o Governo Regional.
Para além de Rita Andrade, que esteve presente na cerimónia em representação do presidente do Governo Regional, estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, o presidente da Casa do Povo de São Roque do Faial, Heliodoro Dória, o presidente da Junta de Freguesia local, Gonçalo Jardim e a vereadora da Câmara Municipal de Santana, Ana Silva.
José Manuel Rodrigues quer "afirmar o Norte" através de Programa para a Coesão Territorial
O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira presidiu, hoje, dia 23 de Janeiro, à sessão solene comemorativa do 31. ° aniversário da Casa do Povo de São Roque do Faial, no concelho de Santana.