Madeira

Navios-cargueiros já atracaram no Caniçal

‘Funchalense 5’ e ‘Ilha da Madeira’ acostaram no Porto do Caniçal na noite desta sexta-feira

None
Foto Élvio Leão

O mau tempo na orla marítima está, finalmente, a dar tréguas e, depois de uma operação excepcional de descarga no Porto do Funchal, o navio cargueiro ‘Funchalense 5’ já conseguiu através no Porto do Caniçal. Pouco depois acostou, também, no mesmo porto, o ‘Ilha da Madeira’.

Desde 2005 que o terminal comercial na Região Autónoma da Madeira passou para o Caniçal, ficando o Porto do Funchal reservado para a actividade turística de navios de cruzeiro. Foi nesta quarta-feira de manhã que o ‘Funchalense 5’, depois de aguardar ao largo da Costa Norte da ilha por dois dias devido ao mau tempo, acostou no Funchal para descarregar os contentores ditos prioritários.

O navio-cargueiro consegue agora, na noite desta sexta-feira, por volta das 20 horas, atracar no Porto do Caniçal, para retomar a normalidade das suas operações. Cerca de uma hora mais tarde, pelas 21 horas, deu-se a chegada do ‘Ilha da Madeira’, que havia partido do Porto de Leixões a 15 de Janeiro.

Vai sendo, assim, retomada a normalidade da actividade marítima na Madeira. Já durante a tarde de hoje, a Capitania do Porto do Funchal havia cancelado o aviso de mau tempo para a costa, bem como o de vento forte.