Associação 'GATO' dá formação sobre obra de Molière no' Baltazar Dias'
Com base no espetáculo ‘Doitor à Pancada de Molière’, o Teatro Municipal Baltazar Dias (TMBD) recebe, nos próximos dias 4 e 5 de Fevereiro, um evento formativo designado por ‘Literatura e Sociedade: o exemplo de Médio à Força de Molière’, a cargo da Associação Cultural GATO (Grupo de Amigos do Teatro).
Esta formação que coloca em discussão temas centrais da obra de Molière, tem uma lotação máxima de 50 participantes. Os interessados poderão participar inscrevendo-se através dos contactos da organização, via e-mail ([email protected]) ou telefone (969 613 459). O bilhete tem o custo de cinco euros e inclui um bilhete para o espectáculo.
Neste encontro, a associação conta com a presença de médicos, professores universitários e de ensino básico e secundário, nutricionistas, sociólogos, responsáveis técnicos da Polícia de Segurança Pública (PSP), artistas ligados ao teatro e não só, num conjunto de painéis temáticos que permitirão olhar para a peça, que serve de substrato a este encontro, e para as suas temáticas, de forma mais complexa.
No dia 4, a sessão de formação decorre, de manhã, entre as 9 e as 13 horas e, na parte da tarde, entre as 14h30 e as 17h30. No dia 5, acontece entre as 10 e as 13 horas.
A actividade desenrola-se no Salão Nobre do TMBD.
No dia 4, inicia-se a formação às 9h30 e, às 10 horas tem lugar a conferência ‘Molière: um dramaturgo intemporal’, orientada por Leonor Martins Coelho. Às 11h30 há uma conversa em torno do tema ‘Doitores e doitores, medicina(s) à parte', com Pedro Nunes. Às 14h30, ‘Educando a História pelo Teatro’ será o tema debatido com Rui Barata, Carla Martins e Diana Pita. Para terminar o dia, pelas, 16h30 Teresa Carvalho e o Subintendente Pragana abordarão o tema ‘Violência ou amor: decide”.
No dia 5, pelas 10 horas, decorre o espetáculo “Doitor à Pancada de Molière” e, pelas 13 horas, finaliza-se a formação.