Madeira

Albuquerque salienta importância de fomentar a criatividade no ensino

None

O presidente do Governo Regional quis frisar a importância da criatividade no ensino, que se encontra em transição para o mundo digital. Miguel Albuquerque salientou que o ensino deve continuar a ministrar as Humanidades, bem como a criatividade.

Miguel Albuquerque participa na inauguração da exposição 'Sistema Circulatório”, do artista visual Martinho Mendes e do arquitecto David Oliveira, patente na galeria 'EspacoMar', na Escola João Gonçalves Zarco.

O governante assumiu a importância de se usar espaços como a galeria 'EspaçoMar' para proveito dos alunos.

"A paisagem da Madeira é humanizada", com os poios e as levadas. Essas devem ser entendidas como as veias do corpo que é a Região. O líder do executivo madeirense lembrou que a história da construção das levadas.

"Numa altura de analfabetismo", as pessoas conseguiam construir as levadas.

Os artistas referiram que esta é uma "proposta de exploração" destinada aos alunos, para que possam reflectir sobre o tema e sobre a geografia do território que habitamos. A paisagem surge numa relação multiescalar, que vai desde os mapas até objectos que modelaram o espaço em que habitamos. A exposição parte do interior da escola e termina na galeria 'EspaçoMar'.

David Oliveira salientou a proposta de que o visitante possa manusear nos materiais expostos, para compreender a evolução no tempo desses mesmos objectos e a da própria paisagem.

A galeria 'EspaçoMar' tem por objectivo a aproximação dos alunos à cultura e às artes, um projecto de cariz pedagógico. A presidente do Conselho Executivo da Escola Gonçalves Zarco referiu que a exposição hoje inaugurada incita a explorações sobre a realidade local, que merecem reflexão por parte dos alunos.