Quarteto de Cordas da Orquestra Clássica actua amanhã com música de Câmara
"Música de Câmara em exercício de reflexão, alegria e de gratidão num espaço a (re)descobrir; Capela da Fundação Princesa Dona Maria Amélia", amanhã, pelas 18 horas, assim anuncia a OCM mais um concerto do Quarteto de Cordas Atlântico.
"O Quarteto de Cordas Atlântico, constituído por 4 instrumentistas da Orquestra Clássica da Madeira, interpretam neste concerto obras de compositores de referência da história da composição musical", especifica. "Na primeira parte, o Quarteto em Lá menor, nº2 de Johannes Brahms e na segunda parte uma extraordinária seleção de miniaturas musicais em formato quarteto de cordas. Uma rica conjugação de obras num formato de câmara de especial sonoridade", frisa a nota da Associação Notas e Sinfonias Atlânticas/Orquestra Clássica da Madeira.
No texto, assinado pelo director artístico Norberto Gomes, é referido que "o compromisso musical através do trabalho da dinâmica, da articulação, e do sentir a pulsação rítmica, e a importância destas abordagens em conjugações musicais mais reduzidas, com uma exposição individualizada dos músicos em palco, são uma excelente base para o resultado do naipe em orquestra".
Assim, "neste espaço nobre, no centro do Funchal, num ambiente especial, venha ouvir Natacha Guimarães e Joana Costa no violino, Marta Morera na viola de arco e Jaime Dias no violoncelo, músicos jovens, dedicados e experientes, tocando com paixão, contribuindo para mais uma temporada da Orquestra Clássica da Madeira", incentiva.
Os alunos e formandos de todas as áreas artísticas do Conservatório -Escola Das Artes da Madeira têm entrada livre mediante apresentação de cartão estudante e disponibilidade da sala. Para o público em geral os bilhetes custam entre 10€ e 5€ e estão disponíveis na Loja Gaudeamus no Colégio dos Jesuítas (junto à Câmara Municipal do Funchal), de segunda a sexta-feira no horário das 10h00 às 18h00.
"Um concerto a não perder, com uma proposta artística que nos faz felizes e permite-nos retribuir, também, com felicidade", acrescenta. "Com determinação definimos a nossa aposta contínua na atividade musical dos nossos músicos, pensando sempre no público que nos procura e nos quer ouvir, mesmo no momento incerto e difícil que vivemos", conclui.
PROGRAMA:
Johannes Brahms [1833 – 1897]- Quarteto em lá menor op.51 nº2
Max Richter - “On the Nature of Daylight”
Phillip Glass [1937 - ] - “Mishima”
Karl Jenkins [1944 - ] - “Palladio”
MÚSICOS:
Natacha Guimarães. Violino
Joana Costa. Violino
Marta Morera. Viola
Jaime Dias. Violoncelo