'Marella Explorer' atracou no Porto do Funchal apesar da ondulação
O navio de cruzeiros 'Marella Explorer' atracou esta manhã no Porto do Funchal, numa manobra dificultada pela ondulação forte que ainda se faz sentir. Ainda assim, apesar de alguns momentos atribulados, a operação foi feita em segurança e a amarração ao cais sul já foi concretizada.
Ao contrário de outros navios que na segunda-feira e ontem, que não conseguiram sequer entrar a na zona mais calma no interior do Porto do Funchal, este navio conclui a manobra e pode, assim, passar algumas horas resguardado da tormenta que ainda se faz em mar alto.
Proveniente do porto de San Sebastian De La Gomera, nas Canárias, o 'Marella Explorer' em princípio irá permanecer até pelas 21 horas desta quinta-feira, antes de rumar novamente para sul, para a Puerto Del Rosario, em Fuerteventura, no mesmo arquipélago.
Lançado em Maio de 1996, o navio da companhia Marella Cruises tem um total de 262 metros de comprimento e 7,7 metros de calado, denominou-se 'Mein Schiff 1' e 'Mein Schiff' até 2018, o primeiro dessa companhia alemã, sendo que até 2008 denominara-se 'Galaxy' e até '2009 baptizado como Celebrity Galaxy' , ambos sob gestão da companhia Celebrity Cruises.
Construído nos estaleiros alemães da Meyer Werft por 320 milhões de dólares na altura, as suas 76.998 tonelagens de arqueação, tem capacidade para 1.924 passageiros e 909 tripulantes.
Chega à Madeira de 'cara lavada' após quatro semanas de trabalhos interiores levados a cabo em Puerto Real, Espanha. Entre as várias áreas requalificadas destaca-se a instalação de um sistema de iluminação que é 15% mais eficiente do que as iluminações LED padrão, ajudando a economizar 130 toneladas de CO2 por ano.
Foi um dos navios que esteve presente no espectáculo de fogo de artifício de Fim de Ano de 2021.