Madeira

Morreu Ricardo Sousa, proprietário do bar 'O Avô'

Nascido na cidade de Durban, na África do Sul, Ricardo Sousa era o principal rosto do bar localizado na Rua da Praia, no Funchal, que reúne uma vasta colecção de cachecóis de clubes de futebol - mais de dois mil

Foto Hélder Santos/ASPRESS
Foto Hélder Santos/ASPRESS

Faleceu ontem o proprietário do bar 'O Avô', Ricardo Sousa. Muito elogiado pela arte de bem receber, o cinquentenário era, em particular, um fervoroso adepto do Sporting e da Lazio e, em geral, do desporto-rei.

Nascido na cidade de Durban, na África do Sul, Ricardo Sousa era o principal rosto do bar localizado na Rua da Praia, no Funchal, que reúne uma vasta colecção de cachecóis de clubes de futebol - mais de dois mil.

O número de cachecóis até poderia ser superior não tivesse grande parte da colecção sumido no temporal de 20 de Fevereiro, que acabou por forçar o encerramento do espaço que fica mesmo à beira das Portas da Cidade.

A propósito destes acessórios imprescindíveis aos adeptos de futebol, Ricardo Sousa era também conhecido por oferecer a refeição a quem trouxesse um cachecol que não figurasse na sua colecção.

Respeitado por muitos, especialmente pelos adeptos do Sporting, Ricardo Sousa fica também na memória dos madeirenses por uma promessa que cumpriu juntamente com outros dois amigos, a 18 de Maio de 2000, quando os leões se tornaram campeões nacionais após um longo jejum.

O dia em que três sportinguistas foram descalços até ao Terreiro da Luta

Anterior jejum, que perdurou 18 anos, foi efusivamente festejado pelos adeptos leoninos, em especial por três madeirenses, que a 18 de Maio de 2000 decidiram cumprir a promessa apalavrada entre ambos caso o Sporting se tornasse campeão: sair da baixa do Funchal e seguir rumo ao Terreiro da Luta... descalços. Ainda se lembra desta história?

Ricardo saiu do seu bar e foi até ao Terreiro da Luta... descalço. Uma história que o DIÁRIO teve a oportunidade de recordar, em 2021, numa entrevista ao próprio.

A informação sobre o falecimento de Ricardo Sousa foi publicada nas páginas de Facebook e Instagram do bar 'O Avô', onde é recordado o seu amor pelo futebol e, fundamentalmente, por ter-se dedicado a "receber bem e de coração" todos aqueles que visitava o seu negócio.

Têm sido muitas as mensagens de consternação publicadas nas redes sociais a propósito da partida de Ricardo. À família enlutada o DIÁRIO endereça sentidas condolências.