Madeira

Escolas da Madeira já recolheram 1.627 quilos de equipamentos eléctricos usados este ano lectivo

Foto Rui Costa/Escola Secundária da Amadora
Foto Rui Costa/Escola Secundária da Amadora

Dois estabelecimentos de ensino do arquipélago da Madeira, que aderiram à campanha 'Escola Electrão', já recolheram 1.627 quilos de equipamentos eléctricos usados este ano lectivo, entre Setembro e Dezembro de 2021.

Trata-se das Escola Básica do Estreito de Câmara de Lobos e da Escola Profissional Cristóvão Colombo - Funchal.

A maior parte dos equipamentos eléctricos usados recolhidos na campanha correspondem a pequenos aparelhos, como telemóveis, computadores, micro-ondas e candeeiros, que perfazem especificamente um total de 1.614 quilos.

Foram ainda recolhidos nove quilos de lâmpadas e quatro quilos de pilhas.

A 11ª edição da Escola Electrão, que se prolonga até Junho, envolve 236 escolas a nível nacional.

As escolas participantes estão a receber material de divulgação e acondicionamento para terem a possibilidade de criar um ponto de reciclagem de eléctricos e pilhas no espaço escolar. É mais um incentivo para que os estabelecimentos de ensino se aliem a este esforço de reciclagem que deve ser de todos. Com este gesto estamos a desviar os aparelhos usados dos contentores indiferenciados, impedimos que poluam solos e linhas de água ou que sejam desviados para operadores não licenciados. Desta forma garantimos que são correctamente reciclados”. Director-geral do Electrão, Pedro Nazareth

A campanha, dinamizada pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, tem como objectivo sensibilizar para o correcto encaminhamento de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos fora de uso.