JPP alerta para necessidade de renovação da frota pesqueira
O JPP deslocou-se, esta manhã, a Câmara de Lobos e, em conversa com os residentes e pescadores locais, abordou um problema "que está para ser resolvido há anos": a necessidade de renovação da frota pesqueira, nomeadamente da frota da espadeira.
"O que na verdade tem acontecido é um desleixo dos sucessivos governos do PSD e do PS, quer no Governo Regional, através da Secretaria das Pescas, quer na República, através do Ministério da Agricultura, do Mar, das Infraestruturas e dos Negócios Estrangeiros que não deram prioridade em garantir, urgentemente, no Plano Comunitário, este apoio tão necessário que prejudica uma frota de 20 espadeiros e cerca de 200 pescadores e suas famílias", disse o porta-voz foi o candidato à Assembleia da República, Élvio Sousa.
Referiu que "ambos os Governos, PSD e PS, falharam na ajuda aos pescadores, junto da negociação da União Europeia, isto para não falar da inércia dos eurodeputados eleitos pela Madeira, e do constante jogo do 'empurra' para a República".
"Perante esta situação, e quando na verdade vamos ver o montante das ajudas regionais orçamentado para o apoio à frota pesqueira este Governo regional PSD/CDS, inscreveu apenas 50 mil euros para a renovação da frota quando tivemos um apoio público de mais de 290 mil euros para um projeto de arranjar sobrancelhas", sustentou.
Por fim, disse que "os pescadores continuam a arriscar a vida nas suas embarcações, algumas delas com mais de 40 anos, sem qualquer condição mínima de segurança, conforto e higienização e a solução está no melhor empenho dos executivos neste sector".