eleições legislativas Madeira

PS pretende mais apoio do Estado à UMa para projectos em áreas estratégicas

None

O PS-Madeira defendeu, esta tarde, a celebração de contratos-programa entre o Estado e a Universidade da Madeira com vista ao desenvolvimento de projetos em áreas estratégicas para a Região. Uma das áreas apontadas é o Mar e esta poderá ser mais uma forma de financiamento da instituição.

A candidatura socialista às eleições legislativas realizou uma iniciativa no Campus da Penteada e o cabeça-de-lista adiantou que esta será uma das propostas que os socialistas pretendem apresentar na próxima legislatura.

Carlos Pereira lembrou que "a aprovação da nova Lei do Mar vem dar novos poderes à Região neste domínio, considerando importante o estabelecimento de contratos-programa para projectos de investigação e inovação ligados a esta área". O socialista considerou que estes contratos-programa podem também estar ligados às alterações climáticas e a digitalização.

“Com essa metodologia é possível acrescentar meios para desenvolver ainda mais a Universidade na área da investigação, desenvolvimento e inovação, envolvendo também empresas”, frisou.

O candidato ressalvou que, atendendo à condição ultraperiférica e à maior dificuldade de atração de alunos, “é muito relevante que o Estado tenha em atenção apoios paralelos para garantir não só a sustentabilidade da própria universidade, mas também para dar força à investigação que aqui é feita”, com benefícios para a Região, para a academia e os seus docentes e alunos.

Carlos Pereira destacou ainda o facto de, junto do Ministério do Planeamento, ter sido possível pôr fim às dificuldades que a UMa tinha em aceder a fundos dos planos nacionais, sendo que este problema já não se colocará no próximo quadro comunitário.

Na sua intervenção, fez questão de destacar o apoio de 2,5 milhões, por parte do Governo da República, para a construção do politécnico (já em execução) e o subsídio de insularidade para os docentes da UMa.