Madeira

Concurso de Montras de Natal será alargado a todas a lojas do Funchal

Ou seja: não se limitará às lojas do centro da cidade, isto "devido ao interesse" que que este concurso tem vindo a suscitar

Foto André Ferreira: CMF
Foto André Ferreira: CMF

O concurso de Montras de Natal, iniciativa organizada pela Câmara Municipal do Funchal, em parceria com a Associação do Comércio e Indústria do Funchal, irá ser alargado a todo o município para o ano.

Isto significa que não se limitará às lojas do centro da cidade "devido ao interesse" que este concurso tem vindo a suscitar. Aliás, na edição do ano passado do concurso, houve um recorde no número de inscrições, 50.

A novidade foi hoje adiantada pela vice-presidente da autarquia, durante a entrega de prémios que decorreu, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal. Cristina Pedra salientou a importância que tem para o actual executivo municipal "dinamizar o comércio e a economia".

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, também esteve presente na entrega de prémios, que premiou cinco lojas, num valor global de 3.000 euros, tendo o primeiro ganho 1000 euros, o segundo 800 euros, 600 euros, o terceiro 400, o quarto e o quinto 200 euros.

Pedro Calado sublinhou "que mais importante do que o prémio pecuniário, é este clima de confiança, que hoje estamos a viver". Disse ainda que tal "não se deve apenas às políticas municipais", mas sim, sobretudo, às características e "esforço feito pelos empresários e funcionários dos estabelecimentos comerciais" durante este período de pandemia.

Embora "ainda estejamos perante um período de pandemia", frisou que os sinais de retoma são muito positivos no que se refere ao comércio e economia. Nesse sentido, realçou que o objectivo do seu executivo para a cidade é atrair mais pessoas para o comércio local.

"O comércio local hoje, sobretudo no centro do Funchal, tem alguns desafios para serem ultrapassados. Sabemos e temos conhecimento do que está por fazer e realizar", afirmou.

Pedro Calado referiu ainda a importância das parcerias, como as que a autarquia tem com a ACIF, mas também a modernização, a abertura a novas formas de comércio, a adequação aos perfis de consumos, as verbas disponíveis em vários programas, como fundamentais para esta dinamização que a autarquia pretende para o comércio local.