Madeira

Albuquerque visita zona de implantação da nova ETAR do Funchal

None

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visitará amanhã, dia 11 de Janeiro, pelas 12 horas, a zona de implantação da nova ETAR da cidade do Funchal. Uma obra orçada em pouco mais de 3 milhões de euros.

A empreitada dividiu-se em duas fases, sendo que a primeira fase se dividiu em dois lotes. O primeiro lote de trabalhos está concluído e o segundo em execução, deverá estar pronto em finais deste ano.

Falta agora lançar a segunda fase, no Lazareto, que será motivo da visita.

Nesta nova componente da ETAR no Lazareto inclui-se o tratamento primário e o tratamento de lamas que completará o tratamento necessário.

O processo de desidratação das lamas primárias, incluindo o sistema de estabilização das mesmas com cal apagada, será instalado num edifício constituído por salas devidamente ventiladas e desodorizadas, incorporado no piso térreo. Também no piso térreo e superior ficarão alguns equipamentos e/ou espaços de apoio à exploração (como, por exemplo, instalações sanitárias, oficina, salas de quadros eléctricos gerais e gerador, sala para armazenamento de reagentes, sala para formações, sala de arrumos, copa e refeitório, sala de comando, gabinete médico, gabinete do diretor e outros gabinetes, etc.)

No piso superior, ficarão todas as salas de apoio à exploração, comando e supervisão.

A cobertura ficará destinada à implantação de painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica, aproveitando a energia solar. Para tal ficarão expostos a sul.

À excepção do Piso 1, todas as áreas serão cobertas por um sistema de desodorização com capacidade suficiente para o tratamento do ar viciado produzido nos diferentes processos e/ou sala.

Também incluído neste complexo, será construído um novo acesso desde o Largo do Lazareto, assim como a consolidação da escarpa sobranceira, quer ao arruamento, quer ao próprio edifício da estação.

O valor base desta segunda rase está orçamentado em 12.380.953 euros (não incluindo o IVA).

Recorde-se que o projeto de beneficiação da ETAR, inclui, para além da implementação do tratamento primário, outras componentes acessórias, que incluem obras de reabilitação e melhoramento de desempenho da actual ETAR do Funchal e obras de reabilitação dos exutores terrestre e marítimo, incluídas no primeiro lote da primeira fase, já concluída.

O segundo lote da primeira fase, que está em execução, inclui uma nova Estação Elevatória (EEAR) nos Socorridos com capacidade de tratamento para um caudal médio diário de 2.500 m3 d-1, caudal de ponta de 50 l s-1, incluindo colector gravítico de ligação à EEAR e conduta elevatória, seguida por colector gravítico com ligação à ETAR de Câmara de Lobos.

"Esta EEAR permitirá desde já possibilitar o escoamento das águas residuais da parte mais a Oeste da cidade ainda sem destino final das redes instaladas (1.550 habitantes), assim como possibilitar, quando necessário, o desvio dos caudais que afluem para as EEAR existentes do Areeiro (população equivalente 4.200 habitantes aproximadamente) e da Praia Formosa (população equivalente de 6.100 habitantes aproximadamente)", destaca a presidência em comunicado de imprensa.

Este segundo lote engloba igualmente obras de otimização das EEAR da Praia Formosa e Areeiro, incluindo o fornecimento de equipamentos, "de modo a possibilidade de inverter o sentido do escoamento para a zona Oeste (ligação à EEAR dos Socorridos), assim como o melhoramento do seu desempenho em termos de equipamento e instalações eléctricas".