TáxisRAM quer profissionais com formação em primeiros socorros
Associação de taxistas entende ser crucial para os que prestam serviço para o SESARAM
Numa acção pró-activa, a Associação de Profissionais de Táxi da Madeira - TáxisRAM pretende que os taxistas, que prestam serviço de transporte não urgente de doentes em táxis e que sejam encaminhados pelo SESARAM, tenham formação em primeiros socorros.
A ideia, segundo o presidente da TáxisRAM, Paulo Pereira, é dar aos profissionais uma ferramenta para que, em caso de necessidade, possam prestar ajuda imediata a doentes, mas para tal têm de saber o que fazer, daí que a formação terá de ser certificada pelo Serviço Regional de Saúde.
Em breve vão pedir reunião com o secretário regional de Saúde e Protecção Civil para dar conta desta intenção, garantindo desde já que têm um formador certificado disponível para as acções de formação que venham a ser necessárias, disponibilizam a sala para o efeito e só precisam dos meios financeiros para custear as mesmas junto dos interessados.
Para o responsável, há forte interesse dos profissionais contactados e, naturalmente, ter agentes que saibam como agir em caso de emergência até à chegada dos meios de socorro especializados pode ajudar a salvar vidas.
A intenção é agilizar o mais rapidamente possível o processo para que as acções de formação possam começar em breve.
Refira-se que recentemente foi assegurado que o serviço de transporte não urgente de doentes passa a ser prestado por todos os taxistas.
Transporte não urgente de doentes será prestado “por todos os profissionais de táxi”
Garantia deixada pelo SESARAM
Antes no final de Julho ficara acordado entre o SESARAM e as associações de profissionais de táxi da Madeira com vista à melhoria do serviço prestado ao utente/doente.
SESARAM reuniu com as associações de táxis da RAM
Com o objectivo de avaliar a distribuição de serviços e manter o cumprimento dos princípios de igualdade, transparência e concorrência, o SESARAM promoveu, ontem, uma reunião entre as três associações de táxis: a Associação Industrial de Táxi da Região Autónoma da Madeira (AITRAM), a Associação de Táxis e Outros Transportes Terrestres da Madeira (TAXISRAM) e a Associação Santacruzense de Táxis (ASAT)