Variante Delta com mais uma semana a 100% na Madeira
No resto do País a situação é idêntica com a variante indiana a assumir a totalidade das amostras analisadas
A variante Delta (B.1.617.2) voltou a registar uma frequência relativa de 100%, tanto na Madeira, como nas restantes regiões do País, de acordo com os mais recentes dados da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (covid-19) em Portugal, divulgados estas terça-feira pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
Todas as amostras analisadas pelo laboratório de referência a nível nacional revelaram estar em causa contágios com a variante comummente associada à Índia. Em causa estão amostras recolhidas entre 23 e 29 de Agosto.
No caso da Madeira, esta é já a sexta semana consecutiva em que a variante Delta 'marca' a totalidade das amostras, registando-se uma frequência relativa de 100%. A nível nacional, contam-se três semanas com a variante indiana em pleno em todas as regiões do País.
As 39 amostras madeirenses dizem respeito a infectados de oito dos 11 concelhos da Região, a saber: Santa Cruz, Porto Santo, Funchal, Calheta, Santana, Câmara de Lobos, São Vicente e Ponta do Sol.
O relatório de situação refere que "no âmbito da monitorização contínua da diversidade genética do SARS-CoV-2, têm vindo a ser analisadas uma média de 554 sequências por semana desde o início de Junho de 2021. Estas sequências foram obtidas de amostras colhidas aleatoriamente em laboratórios distribuídos pelos 18 Distritos de Portugal continental e pelas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, abrangendo uma média de 124 concelhos por semana.".