Eleições Autárquicas Madeira

Confiança quer alargar bolsas de estudo a cursos técnicos superiores e investigação científica

None

A candidatura da Coligação Confiança à Câmara Municipal do Funchal visitou esta terça-feira, 7 de Setembro, a Estação de Biologia Marinha do Funchal, onde foi apresentada a proposta de alargamento das Bolsas de Estudo Universitárias atribuídas pelo município à investigação científica e aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP).

Actualmente, a autarquia apoia cerca de 1.800 alunos por ano, num investimento que ronda um milhão de euros, sendo que o candidato pela coligação Confiança, Miguel Silva Gouveia, propõe "um reforço do programa em meio milhão de euros", acrescentando que a candidatura acredita "que a educação é um veículo promotor da prosperidade e do elevador social".

A visita à Estação contou com o candidato à Junta de Freguesia de São Martinho, Duarte Caldeira, e candidatos à equipa de vereação pela Coligação Confiança. Na ocasião, Miguel Silva Gouveia destacou que "o Funchal é o único município do país a ter um Departamento de Ciência activo, pelo que, na lógica do alargamento das nossas bolsas de estudo ao Ensino Superior, entendemos contemplar, desde logo, o fomento da investigação e o aporte do conhecimento e do valor científico à nossa cidade".

Pretendemos, deste modo, criar bolsas de investigação em diversas áreas, desde a biologia marinha, que se notabiliza aqui na Estação, até outras áreas como a avifauna, patente no Parque Ecológico do Funchal, ou passando ainda pela biologia terrestre, evidente no Museu de História Natural do Funchal, entre várias outras, incluindo também as ciências sociais. Aquilo que queremos é, por um lado, disponibilizar as instalações de que a Câmara Municipal dispõe para a promoção da investigação científica na cidade e, por outro, potenciar bolsas de investigação com foco em teses de mestrado ou doutoramento, que possam tragam valor científico à cidade, criando a CMF todas as condições para que o Funchal se continue a afirmar como uma referência da investigação a nível nacional.

O cabeça-de-lista realçou que "a proposta passa ainda por estender as actuais bolsas de estudo aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais, cursos que são de dois anos, e que preparam também os nossos jovens para o mercado de trabalho em áreas de competências mais técnicas". Miguel Silva Gouveia concluiu dizendo que "as bolsas de estudo universitárias foram uma medida emblemática no concelho, introduzida pelo actual executivo da Coligação Confiança, e que terá no próximo mandato condições para crescer e apoiar cada vez mais funchalenses".