Eleições Autárquicas Madeira

JPP quer medidas "mais arrojadas" para investidores e turistas em Machico

None

O candidato do JPP à Câmara Municipal de Machico defendeu, esta manhã no centro do concelho, a necessidade de “medidas mais arrojadas, uma visão mais criativa e mais empreendedora para atrair investidores e turistas”.

Carlos Costa defendeu que Machico tem de “ir muito mais além do que cartazes que elencam um conjunto de fragmentos do Património Cultural Edificado e um site com meia dúzia de informações”, isto sem considerar o próprio “bloqueio do PDM” que se torna, por si só, um “bloqueio ao investimento”.

Nesse sentido, apresentou três medidas que o JPP entende como fundamentais para “dar um salto qualitativo nesta matéria”.

Primeiro, Carlos Costa referiu que caso vença as eleições pretende "criar protocolos de geminação com outras cidades, de outros municípios". "Criar os tais laços de cooperação dentro da componente mais económica, financeira, cultural e social”, vincou.

Em segundo lugar, enumerou uma medida que "vai ao encontro da diáspora" através da promoção da oferta turística, "com acções promocionais nos destinos de emigração". “Temos um conjunto de países que fazem parte da nossa diáspora, em que podemos apelar também a que esses investidores tragam os seus negócios, possam investir em Machico”, sustenta.

Por último, o candidato do JPP propôs a criação de uma “entidade interna da autarquia municipal que se associasse à APM – Associação de Promoção da Madeira -, e nessa associação, conseguíssemos promover os eventos de renome que temos no nosso município”.

A título de exemplo, lembrou “a tradição dos Fachos, o cortejo dos Borracheiros, a procissão dos Milagres e da Nossa Senhora da Piedade, no Caniçal”, eventos que, ao “serem mostrados nas feiras internacionais de Turismo levariam um pouco da nossa cultura e das nossas tradições a vários pontos do mundo”.

“Direccionarmos o nosso foco para essas feiras internacionais como a de Londres, de Madrid, de Berlim e até mesmo de Lisboa, permite-nos atrair novos turistas, novos focos de negócio e novos investidores para Machico impulsionando, por exemplo, possibilidades de empregabilidade”, acrescentou.

Carlos Costa reforçou a necessidade de encontrar "estratégias inovadoras", aproveitando as oportunidades, também, no exterior, estando estas medidas integradas no Plano Estratégico Municipal para o turismo, proposta do JPP para este município.

“Machico também merece ser conhecido, lá fora”, concluiu.