Náutica de Recreio, o que queremos e o que temos

Acabamos de receber durante esta semana passada uma regata internacional Francesa denominada de Transquadra.

Ora a Transquadra é uma regata para velejadores com mais de 40 anos e não profissionais, com Largada nas Cidades Francesas de Marselha e Lorient com passagem pela Madeira tendo como destino às Caraíbas, mais concretamente a ilha de Martinica A regata poderá ser feita em Solitário (só 1 tripulante) ou em Duo (dois tripulantes) por cada embarcação. Esta é já a 10.ª edição e pelo que se pode presenciar a pior de sempre, pelo pouco impacto que teve, visto que os “organizadores locais”, nomeadamente o Clube Naval do Funchal, que em vez de manter as embarcações agrupadas na “Marina” da Praça do Povo, começaram a despacha-los após a chegada para o estaleiro de Água de Pena.

O Governo Regional, segundo noticia DN, entrou com 200 mil euros de apoio à Organização Transquadra e mais 125 mil para Clube Naval do Funchal como Co organizador desta e da Regata Canárias/Madeira (onde estão inscritos 8 embarcações), e pergunto aos “intelectuais” governativos e desportivos, quantos Madeirenses foram convidados a participar nesta Regata Transquadra, quantos? Que foi que fizeram para ter uma tripulação na Regata? Falta de “Matéria Prima” não é.

Temos velejadores de qualidade, Campeões Nacionais, Europeus, Mundiais, Campeões na Copa del Rei, evento este patrocinado pela casa Real Espanhola, onde por várias vezes estiveram os Madeirenses e trouxeram o “Caneco” e puseram a Região no Mundo Náutico, Regatas em Canárias com várias presenças de Madeirenses no Troféu Infantas de Espanha. Falo por mim e por muitos mais velejadores regionais com provas dadas, que tem vontade, habilidade, conhecimento e muita falta de APOIO, que deveria ser das entidades Regionais desportivas e governativas. A Mama de 325 mil euros que o Governo está a disponibilizar às organizações, ponhamos 2 ou 3 tripulações a representar a Madeira e não a MAMADEIRA.

VERGONHA!

Miguel Sá