60% dos alunos da APEL colocados no ensino superior entraram na primeira opção
Cerca de 60% dos alunos da Escola da APEL, que foram colocados no Ensino Superior, entraram na sua primeira opção. De acordo com nota da escola, nove em cada dez alunos deste estabelecimento de ensino entraram numa das suas três primeiras opções, o que corresponde a 91% dos colocados.
Na mesma nota, a APEL refere que apenas um aluno de Ciências e Tecnologias e outro de Línguas e Humanidades, que concluíram o 12º ano em 2020/21, não conseguiram ficar colocados nesta 1ª fase.
"Das quase duas centenas de candidatos colocados nesta 1ª fase, as estatísticas revelam que 25% dos alunos entraram em cursos da área da Saúde, realçando 17 alunos colocados em Medicina, o que inclui 3 colocados na Universidade do Porto – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, onde a média é a mais elevada do país. Também é de salientar as importantes colocações em Universidades de renome, em cursos como Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Imagem Médica e Biotecnologia, tanto por alunos provenientes de Ciências e Tecnologias, como por alunos provenientes da nossa mais recente aposta: o Curso de Técnico de Saúde", refere o documento.
O estabelecimento de ensino informa que o maior número de colocados da Escola da APEL foi no Curso de Direito, "reflexo da aposta da Escola da APEL, não só nas Línguas e Humanidades, mas também no Curso de Serviços Jurídicos". "Ainda nas Humanidades há que realçar duas situações: que a primeira colocada a nível nacional, na Universidade Nova de Lisboa, no Curso de História, foi uma aluna de Línguas e Humanidades da Escola da APEL, com uma média de 19,7 e que outros dois alunos desta Escola conseguiram colocação no Instituto Superior de Ciências Policiais e de Segurança Interna, no Curso de Formação de Oficial de Polícia, sendo que um deles foi o segundo colocado a nível nacional, com uma média de 18,1", indica.
"É também de relevar os mais de 10% de colocados em cursos relacionados com as Artes Visuais, em Instituições como, por exemplo, as Faculdades de Arquitetura e de Belas Artes da Universidade do Porto, e uma boa percentagem de colocação em Cursos de Design. Já no que diz respeito ao Desporto, área com mais de 15 anos de tradição nesta Escola, foram colocados cerca de 8%, maioritariamente alunos provenientes do curso profissional de Técnico de Desporto", ressalva.
A nota refere ainda que "já nas Tecnologias e Engenharias, o Instituto Superior Técnico, a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, entre outras, receberam alunos da Escola da APEL, alguns destes com médias elevadas, como os que entraram no Curso de Engenharia Naval e Oceânica, em Engenharia Biomédica, Engenharia Física ou em Matemática Aplicada e Computação".
"Além das áreas das Ciências e das Humanidades, foi em cursos de Gestão e de Economia que cerca de 10% dos alunos ficaram colocados. Também é digno de realce o facto de que 100% dos alunos da nossa turma finalista de Ensino Internacional IB Diploma Programme, ter ficado colocado nas universidades pretendidas, Portuguesas ou Estrangeiras. Por fim, há que referir que a Universidade da Madeira recebeu cerca de 25% dos nossos candidatos, constituindo-se como a instituição com maior número de colocados desta Escola. As instituições de Lisboa e do Porto seguiram-se em número e percentagem", termina agradecendo aos Alunos, Encarregados de Educação, ao Pessoal Docente e não Docente.