Madeira

Apresentação de roteiro fecha comemorações do Dia Mundial do Turismo

'Roteiro Secreto do Funchal' mostra uma cidade menos comum e incentiva à descoberta de lugares ímpares

None

Decorreu esta tarde, no Salão Nobre da Câmara do Funchal, a apresentação do guia 'Roteiro Secreto do Funchal', da autoria de Márcio Matos.

A iniciativa insere-se nas comemorações do Dia Mundial do Turismo, que a autarquia funchalense tem levado a cabo nos últimos anos.

Várias foram as actividades que animaram alguns espaços da cidade desde o passado dia 27, que marca esta data.

Raquel Brazão, diretora do departamento de Cultura e Economia da Câmara do Funchal, fala numa forma de vincar a importância do Turismo para a cidade, não só agora, mas ao longo dos tempos.

A responsável por esta edição que agora vem a público aponta que a mesma integra uma colecção que vai já no sexto número, que abordam aspectos específicos da capital madeirense, sugerindo roteiros que vão ao encontro da informação específica que os turistas cada vez mais procuram. São perspectivas distintas, que vão da geodiversidade à presença feminina, muitas vezes ampliados numa pespectiva mais pedagógica. Os roteiros estão disponíveis no site visitfunchal.pt.  

Márcio Matos realça a investigação que está por detrás deste pequeno livro que agora é editado pela Câmara do Funchal, relacionado que está com um outro projecto 'Nove Mil'. Sobre o conteúdo, o autor fala do reflexo de uma "crónica urbana", que muitas vezes é preenchida por histórias menos conhecidas, em lugares menos óbvios. "serão algumas histórias menos conhecidas, em alguns lugares menos conhecidos, menos óbvios. e é precisamente essa a ideia, mostrar aquela cidade menos óbvia, de certa forma misteriosa e oculta, que existe e que é estimulante conhecer".

Não deixando de ser uma recolha limitada, Márcio Matos aponta que a ideia é este guia ser apenas um ponto de partida, que poderá ser complementado com o conteúdo disponibilizado na plataforma 'Nove Mil' e com investigações autónomas do próprio turista.