Já foram assinados títulos de concessão para instalação do Cabo Submarino Equiano
Directora regional do Mar esteve presente
Esta semana, foram assinados, na Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), os títulos de concessão para a instalação do novo Cabo Submarino Equiano. Um investimento da responsabilidade da multinacional Google Corporation.
Os títulos de concessão terão uma vigência de 25 anos e foram assinados entre o Estado Português e a 'Blue Path Technology Unlimited Company', empresa mandatada para o efeito pela Google LLC.
Em nome do Estado português assinaram José Carlos Simão, Diretor-Geral da DGRM, no que respeita à utilização da subárea marítima do Continente e Plataforma Continental Estendida, e Mafalda Freitas, Directora Regional do Mar da Região Autónoma da Madeira, na componente da subárea marítima da Madeira.
O Cabo Submarino Equiano deverá começar a operar em 2022 e terá uma extensão total de 15.000 Km, ligando Portugal a África do Sul, com várias ligações intermédias a Accra (Gana), Lagos (Nigéria), Swakopmund (Namíbia) e Santa Helena (Rupert’s bay).
A amarração do cabo em território nacional será realizada na praia da Califórnia em Sesimbra e ligará à Estação de Cabos Submarinos já existente nesta localidade, ligando-se depois ao backbone terrestre.