Eleições Autárquicas Madeira 2021

Agora, após os resultados conhecidos das eleições autárquicas na Madeira, penso que há que tecer umas breves considerações:

1 - A democracia sai destas eleições "ferida" na sua base, isto é, não se contesta os resultados per si mas sim as formas de fazer a campanha por parte dos dois blocos maiores, Coligação PSD/ CDS e Coligação Confiança. Tudo valeu para "puxar" os votos dos eleitores. Neste aspecto foi muito mau para a democracia como sistema político.

2 - Continuamos sempre na mesma forma de atuação: fazer tudo legitimamente ou não, pouco interessa!, para "caçar" o voto!.

3 - Conclui-se que o que aconteceu de mau nestas eleições não teve sequer lugar a reflexão, sobretudo pelas duas maiores forças políticas da Região Autónoma da Madeira! Os discursos são só orientados para a vitória, custe esta o que custar!... mesmo à custa da dignidade que os outros merecem como colegas de campanha ou como seres humanos.

4 - É urgente a reflexão sobre a forma de fazer as coisas! Não vejo ninguém se chegar à frente a dizer basta! A hipocrisia é o que prevalece!

5 - Os eleitores continuam a perder passados estes anos ditos de "democracia". O chamado "poder do povo" não passa de uma quimera!

6 - Ser de direita, centro ou esquerda no sistema político atual (sobretudo agora) é só um formalismo!; as verdadeiras ideologias políticas "estão mortas"; a ética política há muito tempo que raramente se manifesta. A promessa fácil ganha terreno! O chamado “Povo", nós, fica sempre a perder!, com a ilusão que tem decidido! Estamos na presença, cada vez mais, da implantação dos chamados partidos "agarra tudo o que puderes" (no sentido sociológico). O que interessa são somente os fins, os meios para alcançar são de somenos importância.

Paulo Silva