Mundo

Equipas de emergência tentam resgatar 39 pessoas presas em mina no Canadá

None

Equipas de emergência do Canadá tentam resgatar desde domingo 39 pessoas que ficaram presas numa mina em Sudbury, localidade a 400 quilómetros a norte de Toronto, informaram na segunda-feira a empresa Vale e fontes sindicais.

A empresa de mineração brasileira Vale detalhou em comunicado que funcionários estão presos na mina Totten desde a tarde de domingo, após a pá de uma máquina escavadora que estava a ser transportada para dentro da mina se ter desprendido, bloqueando o poço.

"Por isso, o meio de transporte para os funcionários não está disponível", disse a empresa, acrescentando que os seus 39 trabalhares estão "a salvo" e preparados para sair da mina.

A companhia informou ainda que, quando ocorreu o incidente, os funcionários procuraram proteção nos abrigos da mina e que esteve em "comunicação frequente" com esses trabalhadores.

Nenhum dos mineiros ficou ferido.

"Equipas de resgate chegaram aos mineiros e estão a começar a retirá-los usando um sistema de saída secundário", concluiu a empresa.

A mina Totten, que produz níquel, cobre e outros metais, iniciou as suas operações em 2014 e emprega cerca de 200 pessoas. O poço principal de Totten tem uma profundidade de 1.258 metros.