Madeira

Escola de São Vicente assinala Dia Mundial dos Primeiros Socorros

None

A Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade (EBSDLA), em São Vicente, evoca, no próximo dia 28 de Setembro, o Dia Mundial dos Primeiros Socorros.

Numa iniciativa conjunta dos grupos disciplinares de Ciências da Natureza e de Educação Física, decorrerá no ginásio daquele estabelecimento de ensino, das 08 às 18 horas, a actividade 'O Direito de ser socorrido e o Dever de saber Socorrer'.

Nesta iniciativa, de cariz eminentemente prático, serão abordados temas como o algoritmo do suporte básico de vida, procedimentos em vítimas com obstrução das vias aéreas, procedimentos a adoptar em situações de vítima inconsciente, com particular ênfase nas situações de vítimas em PCR (paragem cardiorrespiratória), hemorragias, fracturas, entre outras situações nas quais o socorro primário pode fazer toda a diferença na vida do próximo.  

Ao longo do dia, todos os alunos da escola passarão pelo espaço onde decorrerá a iniciativa , ocasião na qual poderão conhecer e praticar alguns procedimentos de suporte básico de vida, na perspectiva: 'um cidadão, um socorrista'.

Consideram os responsáveis daquele estabelecimento de ensino da costa Norte que a temática dos primeiros socorros é de importância vital em qualquer contexto do nosso quotidiano, onde se insere, naturalmente, o contexto escolar.  A situação é sustentada pelos números, já que, afirmam, cerca de 40% dos óbitos por PCR (paragem cardiorrespiratória) seriam evitados caso as vítimas recebessem suporte básico de vida nos primeiros 10 minutos após a ocorrência, considerando que as escolas têm deveres e responsabilidades acrescidas na sensibilização e educação para esta temática que tanto afeta o nosso quotidiano.