Duarte Gouveia fala em processo eleitoral arcaico
Líder da Iniciativa Liberal na Madeira critica demora dos resultados das Eleições Autárquicas
Duarte Gouveia, líder do partido Iniciativa Liberal Madeira e candidato à Câmara Municipal do Funchal, ainda não comentou os resultados das eleições autárquicas 2021, tudo devido ao processo arcaico em que se vive.
“É neste momento meia-noite e continuamos a ter apenas uma freguesia apurada no Concelho do Funchal, e continuamos a ver pessoas a festejar um processo eleitoral que é tão arcaico, feito em papel, demorado e não funcional. Porquê que isto continuar a ser assim?", começou por adiantar.
"Porquê é que não temos votos em mobilidade, ou seja poder votar onde a pessoa está? Porquê é que não temos os votos antecipados, podendo votar antes se a pessoa quiser votar antes e não ter que esperar para votar no dia específico?. Porquê é que temos que esperar pelos resultados desta forma arcaica, com uma recolha de um processo eleitoral que não lembra a ninguém, e para um século XXI que a tecnologia já existe? Porquê é que temos que fazer isto todo?"
Duarte Gouveia veio ainda a reforçar, que, dos comentários que posso fazer neste momento "é que lamento que ainda continuemos a ter um processo eleitoral tão lento, tão arcaico, tão antiquado".
"Nos gostaríamos, na vertente política da Iniciativa Liberal, do pilar político, de ter modernização, de apostar em tecnologias e em processos novos que garantam mais eficiência, mais direitos às pessoas, nomeadamente o pode votar em mobilidade, o poder votar antecipadamente. Tudo isso pode ser mudado se as pessoas quiserem ter novos métodos e novas abordagens e não as clássicas. As pessoas merecem mais respeito mais tecnologias e não estarem à meia-noite sem fazer a mínima ideia do que são os resultados."
Mesmo sem querer fazer qualquer análise aos resultados, o candidato da IL à Câmara Municipal do Funchal adiantou que "segundo as poucas mesas que vimos e daquilo que recolhemos temos votações que estão na ordem de 1%, algumas estão na ordem dos 3%, pelo que temos não permite uma análise real e profunda. De qualquer maneira são números que são acima do nosso resultado das Regionais, mas queremos saber melhor qual é o verdadeiro resultado eleitoral.