PS perde Câmara de Coimbra e Santana Lopes volta a ganhar na Figueira, 20 anos depois
O socialista Manuel Machado perdeu a presidência da Câmara de Coimbra e o antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes ganhou a da Figueira da Foz, segundo diversas projeções televisivas realizadas hoje à boca das urnas.
Segundo a projeção da Universidade Católica para a RTP, a vitória em Coimbra caberá à coligação Juntos Somos Coimbra (PPD/PSD.CDS-PP.NC.PPM.A.RIR.VP), liderada pelo ex-bastonário da Ordem dos Médicos José Manuel Silva, que obtém entre 42% a 47%, conseguindo entre 5 a 7 mandatos.
O atual presidente, o socialista Manuel Machado, também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, terá conseguido entre 27 a 31%, o que lhe dará entre 4 a 5 mandatos.
O movimento Cidadãos Por Coimbra terá obtido entre 8 a 11%, conseguindo um mandato.
Também as projeções da CMTV (Intercampus) e da SIC (Metris GfK/Instituto de Ciências Socais/ISCTE), divulgadas às 21:00, dão vitória a José Manuel Silva em Coimbra.
De acordo com a CMTV, José Manuel Silva terá obtido entre 42,6% e 47,4% e Manuel Machado, que se tinha recandidatado a um terceiro mandato, entre 28,2% e 32,6%, Jorge Gouveia Monteiro entre 28,2% e 32,6% e Francisco Queirós da CDu entre 5,8 e 9,4%.
O PSD conseguirá, segundo a sondagem da Intercampus para a CMTV, entre 5 a 7 mandatos em Coimbra, Manuel Machado entre 3 e 5, Jorge Gouveia Monteiro entre 3 e 5 e a CDU poderá eleger Francisco Queirós, que está entre 0 a 1 mandato.
Segundo a SIC, a vitória em Coimbra também cabe a José Manuel Silva, com entre 43,6% a 47,6%, tendo o PS de Manuel Machado obtido 28,9% a 32,9%. A sondagem divulgada pela SIC dá a Francisco Queirós (CDU) o terceiro lugar, com 6,2% a 9,2% dos votos, e ao movimento Cidadãos Por Coimbra, de Jorge Gouveia Monteiro, entre 5,2% a 8,2%.
Segundo a RTP, na Figueira da Foz, mais de 20 anos depois de ter sido presidente da Câmara, Pedro Santana Lopes reconquistou a autarquia pelo movimento Figueira a Primeira (FAP), com 41 a 46% dos votos, conseguindo 4 a 5 mandatos.
O PS, que recandidatou o atual presidente, Carlos Monteiro, terá obtido entre 33 a 37% dos votos e 3 a 4 mandatos e o PSD 8 a 11%, podendo obter um vereador.
Segundo a sondagem divulgada pela CMTV, na Figueira da Foz, Santana Lopes tem vantagem ligeira sobre o atual presidente socialista, Carlos Monteiro, e estão ambos no mesmo intervalo de mandatos possíveis.
A Santana Lopes, a sondagem da CMTV atribui entre 39,7% e 44,5%, o que lhe dá de 3 a 5 mandatos, e o atual presidente, Carlos Monteiro, terá obtido entre 36,1% e 40,5%, também com a possibilidade de 3 a 5 mandatos.
O PSD figueirense, encabeçado por Pedro Machado, conseguiu entre 8,6% e 12,2% e poderá ter elegido até 2 mandatos.
Bernardo Reis, da CDU, com entre 0,9% a 3,9% dos votos, poderá ser eleito vereador na Figueira da Foz.