Pedro Calado com solução para moradias abandonadas
A candidatura ‘Funchal Sempre à Frente’, liderada por Pedro Calado, pretende contactar os proprietários das casas fechadas e abandonadas das zonas altas do concelho, de modo a saber se têm alguma intenção de recuperação dessas moradias.
Se não tiverem capacidade financeira para as reabilitar, a Câmara Municipal do Funchal (CMF), em conjunto com a junta de freguesia, vai lançar um programa de recuperação, com a anuência dos seus proprietários, e colocar no mercado de arrendamento para casais jovens e outras pessoas com baixos rendimentos e que não têm possibilidade de arrendar noutro sítio, em que os preços das rendas são mais elevados.
“O que nós queremos é colocar a casa no mercado de arrendamento para lhe dar utilização. E tratando-se de recuperação patrimonial de imóveis degradados são garantidos benefícios fiscais. Ficam isentos de taxas municipais e do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI)”. Pedro Calado
O cabeça-de-lista à CMF pela coligação PSD/CDS esclarece que no final do contrato e após o retorno do investimento efectuado pela autarquia nas habitações é feita a devolução das residências aos proprietários, que depois decidem que destino querem dar à casa.
“Neste momento, aquilo que se pretende fazer é incentivar a recuperação de património, colocar estas casas ao arrendamento e serem rentabilizadas”, frisou.
Para Pedro Calado, esta é também uma forma de evitar que pessoas com problemas de drogas ou de álcool possam dar uso indevido a estas moradias, originando problemas de marginalização e até de vandalização da propriedade alheia.
O candidato esteve em campanha durante na freguesia de Santo António, acompanhado do actual presidente de junta de freguesia, Rui Santos e do próximo candidato, Ilídio Castro, e de outros elementos da sua equipa, tendo constatado a existência de algumas moradias abandonadas em vários sítios.