Galardões foram entregues ontem, premiando o que de melhor se faz no mundo digital em Portugal
O DIÁRIO de Notícias da Madeira foi eleito, na quinta-feira, como o Melhor órgão de informação regional ou local no âmbito da 20.ª edição dos Prémios SAPO, um evento nacional de referência ao nível da publicidade e comunicação digital, que ganhou, ao longo destes anos, o reconhecimento e o respeito dos principais agentes criativos e do público em geral.
Face à actual conjuntura, a cerimónia de entrega dos Prémios realizou-se de forma híbrida, contando apenas com a presença de alguns profissionais do universo publicitário nacional, e transmitida 'on-line' no portal SAPO.
O evento realizou-se no restaurante-bar Praia no Parque, em Lisboa.
Durante a entrega dos prémios houve ainda lugar a vários momentos musicais dos HMB.
De uma longa lista de nomeados, foram sendo referenciados os principais projectos do mundo digital nas várias categorias, e entregues os prémios aos 29 escolhidos (confira a lista completa em baixo).
O prémio do DIÁRIO, enquadrado na categoria 'Prémios de Media Digital', foi recebido em mãos pelo director do DIÁRIO e jornalista Ricardo Miguel Oliveira.
"É com grande satisfação que celebramos a 20.ª edição dos Prémios SAPO. São 20 anos de história e inovação, em que se reconhece o talento e a criatividade do talento português ao nível da publicidade digital. Ano após ano, os Prémios SAPO têm vindo a reinventar-se, continuando a garantir a mediatização dos prémios e o reconhecimento público em geral, bem como aumentar a notoriedade e goodwill da marca junto do público-alvo. Ao dar continuidade a estes prémios, a Altice Portugal, através da sua marca SAPO, pretende mostrar, de forma clara, que o portal líder de audiências em Portugal e a sales house mais significativa do mercado português continua a ser um difusor de talento nacional e do que mais inovador se faz no mercado" Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal
Júri e categorias
Foram cerca de 30 os profissionais do mundo da publicidade, do marketing e da comunicação que integraram os três grupos distintos de jurados responsáveis pela eleição dos vencedores desta edição: o Primeiro Júri, responsável por seleccionar a lista de campanhas inscritas nas várias categorias o Segundo Júri, encarregado de atribuir os prémios e, por fim, o Júri de Media Digital, a quem fica a cargo a escolha dos vencedores na categoria de Prémios de Media Digital.
De um total de 131 trabalhos inscritos este ano, posteriormente reduzidos pelo Primeiro Júri -presidido por João Sáàgua, Reitor da Universidade Nova de Lisboa - a 51 campanhas nomeadas, foram 29 os galardões entregues na edição 2021 dos Prémios SAPO. Além dos habituais galardões nas categorias de Prémios Sectoriais (Criatividade e Meios), Prémios de Estratégia, Prémios para Formatos Especiais, Prémios de Media Digital e Prémios do Júri, a edição deste ano contemplou mais dois prémios especiais – o Prémio Carreira e o Prémio Melhor Parceiro SAPO Voz - onde se destacaram: Prémio Carreira – Músico Tim; e Melhor Parceiro SAPO Voz – Diário do Minho.
Veja a fotorreportagem
Sobre os Prémios SAPO
Materializando aquela que tem sido desde sempre a tradição destes Prémios, o SAPO doou o valor total angariado com as inscrições a uma instituição escolhida pela Fundação Altice.
Este ano a eleita é a Associação Salvador -uma instituição que tem como missão promover a inclusão das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida - à qual será entregue um donativo de 6.950 euros.
Os Prémios SAPO nasceram no ano de 2000 e terminaram a sua 20.ª edição com mais de 1000 troféus atribuídos e um total de mais de 204 mil euros angariados e doados a instituições de solidariedade social.
LISTA DE GALARDOADOS
1. Prémios Sectoriais
- (Campanha / Agência / Anunciante)
- 1.1. Sector Automóvel - Críticas Válidas / Publicis Lisboa / Renault Portuguesa
- 1.2. Media e Entretenimento - Time In / Time Out Portugal / Altice Portugal
- 1.3. Saúde, Higiene e Beleza - Décimo Mês By Bepanthene Baby / Wavemaker / Bayer Portugal
- 1.4. Solidariedade e Sustentabilidade - Super Doc Initiative /O Escritório / Super Bock Group
- 1.5. e-Commerce e Serviços Online - Cultura MOCHE / Partners / Altice Portugal
- 1.6. Bebidas e Alimentação Guinness - Histórias de Pub / Leo Burnett / Sociedade Central de Cervejas
- 1.7. Tecnologia Animal - Crossing New Horizons e Ring Fit Adventure / Wavemaker / Nintendo
- 1.8. Retalho Tradicional e Produtos de Grande Consumo - Ritmo Sustentável / SamyRoad Portugal / IKEA Portugal
- 1.9. Telecomunicações - Dia da Mulher (MEO) / Partners / Altice Portugal
- 1.10 Serviços Financeiros - DABOX / PHD Media /Caixa Geral de Depósitos
2. Prémios de Estratégia
- (Campanha / Agência / Anunciante)
- 2.1. Melhor Estratégia Criativa para o Digital - Cultura MOCHE / Partners / Altice Portugal
- 2.2. Melhor Estratégia Omnichannel - EDP Comercial - Geração Zero / Wavemaker / EDP - Energias de Portugal
- 2.3. Melhor Estratégia de Social Media - Ritmo Sustentável / SamyRoad Portugal / IKEA Portugal
3. Prémios para Formatos Especiais
- (Campanha / Agência / Anunciante)
- 3.1. Melhor Campanha Teads Studio - Intimissimi Vera / Wavemaker / Grupo Calzedonia
- 3.2. Melhor Campanha de Áudio Imersivo - Orgulhosamente Sumol / Initiative / Sumol + Compal
- 3.3. Melhor Campanha em Quality-View - MEO Qualidade de Serviço / OMD Portugal / Altice Portugal
- 3.4. Melhor Projecto de Branded Content - Ritmo Sustentável / SamyRoad Portugal / IKEA Portugal
4. Prémios de Media Digital
- (Meio / Peça )4.1. Melhor inovação digital - RTP / Monsanto. Um confinamento quieto que chega da aldeia
- 4.2. Melhor reportagem multimédia - Observador / 85 horas no Santa Maria
- 4.3. Melhor artigo de serviço público - SAPO / Pandemia Clara
- 4.4. Melhor órgão de informação regional ou local - DIÁRIO de Notícias da Madeira
- 4.5. Melhor desenvolvimento de interacção com a audiência - SAPO Viagens / Da minha Janela
- 4.6. Melhor estratégia para as Redes Sociais - Público
- 4.7. Melhor Podcast - Rádio Renascença / Extremamente Desagradável - Joana Marques
- 4.8. Melhor parceiro Sapo Voz - Diário do Minho
5. Prémios do Júri
- 5.1. Agência Criativa do ano - SamyRoad Portugal
- 5.2. Agência de Meios do ano - Wavemaker
- 5.3. Anunciante do ano - Altice Portugal
- 5.4. Campanha do ano - Dia da Mulher / Partners / Altice Portugal