5 Sentidos

Sábado há concerto da OCM no Salão Nobre da ALM

None Ver Galeria

A Orquestra Clássica da Madeira, através da sua Orquestra de Cordas Madeira Camerata, apresenta no próximo Sábado mais um concerto,às 18 horas, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira,  e dá  continuidade ao ciclo aberto em Outubro de 2020, 'Ciclo Solistas da Orquestra', com a flautista Solo da Orquestra Clássica da Madeira, Ana Rita Oliveira.

"Este conceito que temos abordado pontualmente, pretende dar espaço à interpretação e sedimentar as capacidades técnicas e musicais dos músicos da nossa orquestra", escreve a OCM em comunicado.

Este concerto é dedicado à música do período barroco r serão interpretadas obras de Carlos Seixas, Emanuel Bach e Telemann.
A Madeira Camerata, um agrupamento interno da Orquestra Clássica da Madeira, tem como principais objectivos a interpretação de repertório para orquestra de cordas e a divulgação da música portuguesa escrita para este tipo de formação. Criada em 1997, representou a Orquestra Clássica e a Madeira no exterior, participando em festivais internacionais de música.

Com cirecção artística do violinista madeirense Norberto Gomes, a Madeira Camerata já tocou com vários maestros e solistas, entre eles Jaap Schröder, Luís Izquierdo, Roberto Perez, Filipe Pinto-Ribeiro, Carlos Guilherme, Luis Andrade, Milko Pravdic, Ilya Grubert, António Carrilho, Bárbara Dória, Lyudmila Voynarovska, entre outros. Já se apresentou em concerto nos Festivais de Música da Madeira de 1998, 1999 e 2000, no Festival de Artes de Macau, e ainda no Festival de Música de Ferrol, na Galiza (Espanha). Realizou ainda concertos no Porto e no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa. Em 2000 realizou uma digressão por várias cidades espanholas, entre as quais Madrid, onde se apresentou no Auditório Nacional com transmissão em directo para a Rádio Clássica de Espanha.

"Um concerto que nos diz muito, não só pelo facto de estarmos novamente a fazer música e a partilhá-la entre nós, mas porque representa este momento onde sentimos o retorno aos concertos, de forma continuada, ao vivo numa sala de concertos, e assistidos pelo nosso público, num novo contexto, marcado também pelas regras de segurança recomendadas e exigidas pelas instituições de saúde pública", lembra ainda a OCM.  

Os bilhetes custam entre 5 e 15 euros e estão disponíveis na Loja Gaudeamus no Colégio dos Jesuítas (junto à Câmara Municipal do Funchal), de segunda a sexta-feira no horário das 10 às 18 horas, e no dia, no local, a partir das 14 horas.

PROGRAMA:

Carlos Seixas [1704-1742] - Sinfonia em Si bemol maior
Carl Phillipp Emanuel Bach [1714-1788]
- Concerto em Ré menor H 484.1 para flauta e orquestra
Georg Philipp Telemann [1681-1767] - Don Quixote Suite, TWV 55-G10

SOLISTA ANA RITA OLIVEIRA

Primeira flautista portuguesa a integrar a Gustav Mahler Jugendorchester, Ana Rita Oliveira foi laureada em mais de duas dezenas de concursos nacionais e internacionais.

Aluna de Ana Maria Ribeiro, apresenta-se regularmente nas mais conceituadas salas do mundo como Semperoper Dresden, Philharmonie Essen, Kölner Philharmonie, Nuovo Teatro Comunale di Bolzano, Auditório Nacional de Madrid, Vienna Musikverein, Philharmonie am Gasteig, Chicago Symphony Centre.

Foi artista convidada no Schleswig-Holstein Music Festival, Rheingau Music Festival, Salzburg Festival, Bolzano Festival, Nestlé and Salzburg Festival, Interlaken Classics, Festivel de Saint Mesnil des Arts.

Na sua carreira orquestral conta já com colaborações com David Afkham, Christoph Eschenbach, Joana Carneiro, Amihai Grosz, Vesko Eshkenazi, Michael Guttman, Christiane Karg, Emily Magee, Tzimon Barto, Augustin Hadelich.

Em 2017 iniciou o seu trabalho como Primeira Flauta com a Orquestra Clássica da Madeira onde se apresenta regularmente em orquestra e música de câmara.

Norberto Gomes. Violino

Olena Soldatkina. Violino

Nshan Chalikyan.Violino

Parandzem Khachkalyan.Violino

Valeriy Perzhan. Violino

Edina Tenki. Violino

Volodymyr Petryakov. Viola

Marina Gyumishyan. Violoncelo

Iryna Bandura. Violoncelo

Gábor Bolba. Contrabaixo

Giancarlo Mongeli. Cravo