Eleições Autárquicas Madeira

‘Funchal Sempre à Frente’ quer facilitar acesso das famílias do Imaculado à saúde

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O candidato da Coligação ‘Funchal Sempre à Frente’ para o Imaculado Coração de Maria, Pedro Araújo, quer reabrir uma farmácia na freguesia ou, em alternativa, encontrar uma solução de proximidade que permita aos residentes ter acesso facilitado aos medicamentos.

Pedro Araújo, acompanhado de Bruno Bento e Tomé Encarnação, elementos da sua equipa, reuniu na tarde de ontem com Francisco Afonso, da farmácia Luso-Britânica na sede de candidatura, na Rua Câmara Pestana, para exprimir este seu desejo. Já anteriormente, mantivera contactos com o grupo da Farmácia do Chafariz, com o intuito de encontrar soluções para uma das queixas apresentadas pela população durante a campanha e a sua iniciativa ‘Ouvir o Imaculado’.

Queremos recuperar este importante serviço comunitário e de saúde que a freguesia perdeu em 2019, outro exemplo da degradação do comércio e serviços nos últimos tempos, e que tanta falta faz às pessoas. Pedro Araújo, candidato à presidência da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria

A solução apresentada por Pedro Araújo poderá passar pela criação de uma parceria com uma farmácia, com a Junta a facilitar todo o processo desde que é emitida a receita até à entrega dos medicamentos directamente ao residente.

Com o envelhecimento da nossa população, importa criar novas respostas sociais que protejam os mais idosos e facilitem o acesso das famílias à saúde. A Junta deve ter um papel pró-activo na resolução dos diversos problemas dos seus residentes. Pedro Araújo, candidato à presidência da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria

O candidato está preocupado, também, com a perda de atractividade da freguesia. “O Imaculado perdeu mais habitantes do que a média do Funchal nos últimos 10 anos, o seu comércio tem vindo a definhar, a população está envelhecida, a freguesia tem enormes problemas sociais, ambientais e de saúde pública, e é urgente criar uma centralidade na freguesia”, realça Pedro Araújo.

Assim, constata que há “um enorme trabalho a realizar no Imaculado, a bem da qualidade de vida das pessoas e que seja capaz de contrariar estes números e factos que a todos deve preocupar.” A criação da marca ‘Imaculado: o Coração da Cidade’ pretende impulsionar a atractividade da freguesia, mercê da criação de uma identidade gráfica e de uma linha de comunicação que reflicta toda a dinâmica que a candidatura pretende implementar na freguesia, com actividade diversa, a nível desportivo, recreativo e cultural.

Algumas das apostas de Pedro Araújo para a freguesia passam pela abertura da Quinta do Poço às famílias, a colocação de mais um multibanco naquela zona da freguesia, a melhoria das acessibilidades, e a defesa da sustentabilidade ambiental.

O candidato refere que encarou a campanha “sempre com um sentido muito positivo e construtivo”, o que ainda assim não o impediu de constatar que “o actual presidente de Junta tem acautelado mais os seus interesses pessoais do que os da freguesia.”

A gestão da freguesia não é conciliável com outras funções políticas que este assumiu e o estado do Imaculado acaba por ser o reflexo desta ser uma freguesia órfã de presidente. Pedro Araújo, candidato à presidência da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria

Pedro Araújo enalteceu “os cinco meses de contactos com a população, a realização de um importante diagnóstico dos problemas e desafios da freguesia, a apresentação de um programa assente na proximidade e com propostas diferenciadoras.” Agradece o carinho que sentiu "desde a primeira hora, a enorme receptividade, o calor humano", um ambiente que acredita traduzir-se "na vontade colectiva de dar uma nova vida ao Imaculado Coração de Maria, que espera ver confirmada nas urnas no próximo dia 26".