'Funchal sempre à Frente' defende saúde gratuita para todos os munícipes
A aposta passa por um seguro que inclua telemedicina
Saúde gratuita para todos os munícipes é uma das pretensões de Pedro Calado, caso seja eleito presidente da Câmara do Funchal no próximo domingo.
O cabeça-de-lista à Câmara pela coligação do PSD/CDS pretende garantir que todos os munícipes, independentemente do rendimento ou categoria social, tenham um melhor acesso à saúde.
Do seu programa eleitoral faz parte a criação de um seguro de saúde para todos os funchalenses. “Vamos implementar teleconsultas gratuitas em duas áreas, pediatria e medicina geral familiar, 24 horas por dia, sendo possível fazer a prescrição médica e a entrega de medicamentos ao domicílio”, assegura.
A par disso, Pedro Calado assume o compromisso de manter uma política social de apoio aos idosos e reformados com baixos rendimentos, garantindo-lhes acesso gratuito aos medicamentos. “Ninguém com baixos rendimentos vai ficar sem apoio médico que seja necessário. Esta é uma área da saúde que nós queremos muito apostar e garantir à população”, afirma.
Telemedicina é uma das apostas
Está já a ser preparado um serviço de telemedicina, a ser disponibilizado pela autarquia do Funchal, conjuntamente com as companhias de seguro especializadas neste sector.
As teleconsultas com recurso ao financiamento pelas companhias de seguro é uma medida inovadora na região. Ao nível do País já existe este tipo de serviço e Pedro Calado quer colocar em funcionamento no concelho do Funchal. Trata-se de um complemento ao Serviço Regional de Saúde para aliviar a pressão sobre os centros de saúde e hospitais.
A medicina dentária não foi esquecida pelo candidato do PSD/CDS. Assim, Pedro Calado anunciou estabelecer um protocolo com a Ordem dos Médicos Dentistas na Região, de modo a assegurar sobretudo às famílias com poucos rendimentos, para crianças e adultos, tratamentos dentários, próteses e fixação de dentes em prol de uma melhor saúde publica e auto-estima das pessoas.
A candidatura ‘Funchal Sempre à Frente’ quer assegurar ainda acesso gratuito a consultas de oftalmologia e aquisição de óculos e/ou lentes de contacto, para as crianças em que os pais tenham baixos rendimentos.
Neste pacote de medidas para a área da saúde pública os animais de estimação não foram esquecidos. O seguro da telemedicina a implementar pela autarquia, também defende o acesso a consultas veterinárias.