Acção de limpeza no Calhau da Lapa recolhe cerca de uma tonelada de resíduos
O Calhau da Lapa, sitiado na freguesia do Campanário, foi recentemente alvo de uma acção de limpeza. O espaço tem sido visitado por cada vez mais pessoas o que justificou a iniciativa do presidente da Associação Desportiva do Campanário que mobilizou os ‘Amigos do Calhau da Lapa’ e lançou o repto a várias entidades para a recolha do lixo deixado durante o Verão.
A acção ambiental contou com cerca de 100 voluntários e resultou na recolha de cerca de uma tonelada de resíduos diversos, sendo os metais a maior fatia com 840 kg. Paralelamente foram feitas pinturas em placas para sensibilizar os utilizadores à preservação deste espaço.
Luís Drumond, presidente da associação destaca que o Calhau da Lapa é um sítio aprazível que está na moda por ser uma área balnear única, alertando que o espaço precisa de ser protegido. O fundador da ADC defende um levantamento multidisciplinar do seu valor em termos geológico, ambiental, histórico, patrimonial e ecológico, assim como a criação de uma zona de reserva como forma de proteger este espaço.
Já Paulo Andrade, vereador da Câmara Municipal da Ribeira Brava, entidade parceira da iniciativa e responsável pela logística do evento, vê com bons olhos esta acção desenvolvida no Calhau da Lapa que tem tudo a ver com os princípios ambientais defendidos pela autarquia.
O vereador agradeceu aos parceiros envolvidos, nomeadamente aos bombeiros da Ribeira Brava e Ponta do Sol que procederam à limpeza subaquática através de uma equipa de mergulhadores, e a todas as pessoas que se juntaram a esta iniciativa. A iniciativa terminou com um almoço oferecido pela autarquia.