Pedro Coelho quer dar continuidade ao investimento em acessos de proximidade
A candidatura do PSD à Câmara Municipal de Câmara de Lobos, encabeçada por Pedro Coelho, dá seguimento às iniciativas de contactos com a população das diversas localidades do concelho. Esta quinta-feira, 2 de Setembro, o candidato assumiu o compromisso de prosseguir com os investimentos em acessos de proximidade, para conceber, dessa forma, mais e melhor acessibilidade à população, "para possibilitar que as pessoas possam levar carro até casa, assim como até às explorações agrícolas", garante.
Existem ainda, em todo o concelho, muitas populações e uma extensa área agrícola que não dispõem de acesso automóvel. Os moradores e agricultores dessas zonas têm de percorrer longas extensões em veredas pedonais, tornando difícil o seu dia-a-dia.
Pedro Coelho garantiu que no próximo quadro comunitário apresentará novas candidaturas ao PRODERAM, avançando que tem diversos projectos elaborados, estando outros em fase de preparação. Entre as diversas acessibilidades previstas de concretizar, o social-democrata destacou o objectivo de apresentar candidatura ao PRODERAM para a construção dos caminhos da Vargem, do Garachico de Cima e da Casa Caída, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, assim como do caminho da Aguagem e da Achada do Foro, na freguesia do Jardim da Serra.
O candidato pelo PSD referiu que a construção de acessos de proximidade e caminhos agrícolas depende da existência de fundos comunitários, ao abrigo do PRODERAM, através dos quais a autarquia poderá beneficiar de apoios na ordem dos 85% do investimento.
Actualmente, a autarquia de Câmara de Lobos é aquela que, Região Autónoma da Madeira, regista a mais elevada taxa concretização de investimento público/per capita. Só no domínio da construção de caminhos agrícolas o actual executivo PSD investiu, desde 2013, mais de 17 milhões de euros, tendo construído os caminhos agrícolas do Luzirão (Jardim da Serra), do Colmeal (Curral das Freiras), da Quinta de Santo António (Estreito de Câmara de Lobos), da Nogueira (Câmara de Lobos) e do Aviceiro. Encontram-se em fase de construção os caminhos da Caldeira (Câmara de Lobos) e da Achada-Chote (Jardim da Serra).
Pedro Coelho ressalvou a importância de manter esta política de investimento em acessibilidades de proximidade, dado que, é desta forma que se criam condições para as pessoas possam levar carro até casa e que se possa, também, maximizar a produção agrícola.