Coronavírus Madeira

Madeira critica “indecisões” da DGS

Albuquerque assegura que a terceira dose da vacina contra a covid-19 será também ministrada a menores de 16 anos em situação de ‘risco’

None

Apesar da recomendação da Direcção Geral da Saúde (DGS) para uma dose adicional da vacina contra a covid-19 para pessoas imunosuprimidas com mais de 16 anos, na Região a terceira dose já decidida pela Autoridade Regional de Saúde abrangerá também a faixa etária entre os 12 e os 15 anos, nos casos dos grupos de risco.

Garantia deixada esta manhã pelo presidente do Governo Regional à margem de visita à empresa J. Nelson Abreu S.A.

Miguel Albuquerque assegurou que “a célebre terceira dose nós já estamos a prepará-la e vamos prepará-la para administrarmos a vacina a aqueles que são os grupos de risco e quem está na linha da frente”, todos eles “independentemente da idade”, reforçou, deixando claro que o limite etário para a terceira dose é a partir dos 12 anos.

Lembrou que a Madeira está “a seguir o processo de Israel” cujas evidências convencem as Autoridades de Saúde na Região, ao mesmo tempo que critica as indefinições e demora da DGS na tomada de decisões.

“Nós não vamos ficar à espera das indecisões e do ziguezague da DGS. Se eu tivesse seguido a DGS ainda estava com processo de [vacinação] atrasado relativamente à administração da vacina nos jovens, porque andaram três semanas a discutir não sei o quê. Portanto, há evidências".