5 Sentidos

Martin André e Alexander Chaushian são os convidados de 'In Memoriam'

Concerto Inaugural da Temporada 2021/2022 da Orquestra Clássica da Madeira acontece no sábado, pelas 18 horas, no Centro de Congressos da Madeira

None Ver Galeria

No Concerto Inaugural da Temporada 2021/2022, a Orquestra Clássica da Madeira (OCM) presta tributo a três violoncelistas solistas que faleceram durante a temporada passada: Paulo Gaio Lima [1961-2021], Alexander Buzlov[1983-2020] e Tamás Mérei[1973-2020].

'In Memoriam' é uma "celebração da música e da vida", repleta de felizes propostas musicais com solistas do panorama nacional e internacional, para a qual Norberto Gomes, concertino e director artístico da orquestra, convidou o violoncelista Alexander Chaushian e o maestro Martin André.

O concerto terá lugar este sábado, dia 4 de Setembro, pelas 18 horas, no Centro de Congressos da Madeira.

Os bilhetes custam entre 5 e 20 euros e estão disponíveis na Loja Gaudeamus no Colégio dos Jesuítas (junto à Câmara Municipal do Funchal), de segunda a sexta-feira no horário das 10 às 18 horas

Programa

Gioachino Rossini [1792-1868] - Abertura da Ópera William Tell [1829]

Edward Elgar [1857 - 1934] - Concerto para violoncelo em Mi menor, Op.85 [1919]

Piotr Ilitch Tchaikovsky [1840 - 1893] - Swan Lake / O Lago dos Cisnes - IV act

Artistas convidados

O maestro Martin André

Martin André frequentou a Yehudi Menuhin School (onde estudou piano) e estudou música na Universidade de Cambridge. Fez a sua estreia profissional dirigindo uma versão de câmara da Aida para a Ópera Nacional de Gales, onde passou várias temporadas como maestro residente. Durante este período trabalhou um vasto reportório, dando particular atenção ao séc. XIX italiano.

Entre 1993 e 1996 foi Director Musical da English Touring Opera, dirigindo óperas tanto em Londres como em digressões por todo o Reino Uno na Ópera ido. Em 1996 foi galardoado com o Arts Foundation Conducting Foundation.

Martin André é o único maestro que já dirigiu todas as grandes companhias de ópera britânicas. Desde que deixou o seu cargo na Ópera Nacional de Gales, tem-se apresentado à frente da Royal Opera House, Glyndebourne Touring Opera, Ópera da Escócia, Ópera Nacional Inglesa, Opera North e Ópera da Irlanda do Norte. Em 2000, dirigiu uma produção gravado ao vivo para a BBC de Londres de Le Nozze di Fígaro.

Actualmente divide a sua carreira profissional entre os teatros de ópera e as salas de concerto, dirigindo reputadas orquestras.

A sua carreira internacional inclui compromissos na África do Sul, Albânia, Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Holanda, Israel, Itália, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, República Checa e Suíça.

O solista Alexander Chaushian

O aclamado violoncelista arménio Alexander Chaushian é director artístico do Festival Internacional de Música de Câmara Pharos no Chipre, e do Festival de Música de Yerevan na Arménia. Ao longo da sua distinta carreira, Chaushian tem actuado em todo o mundo, colaborando com os mais conceituados maestros, orquestras e artistas aclamados pela crítica, em festivais e nas mais importantes salas de concerto.

As suas apresentações incluem concertos com a Real Filarmónica, a Academia de St Martin-in-the-Fields, Orchestre de la Suisse Romande, e os Boston Pops. Também trabalha regularmente com Orquestra Filarmónica da Arménia, e mais recentemente interpretou a Rapsódia do Concerto de Khachaturian com a orquestra sob a direcção de Vassily Sinaisky.

Chaushian apresenta-se regularmente em salas como o Wigmore Hall e o Queen Elizabeth Hall em Londres, Konzerthaus em Viena, Suntory Hall no Japan, bem no Carnegie Hall em Nova Iorque, e Symphony Hall em Boston. Recentemente tem recitais e música de câmara que incluem concertos no Kammermusiksaal da Philharmonie de Berlim, Sala Verdi em Milão, Teatro de la Ville em Paris, Teatro Petruzzelli em Bari, e várias atuações em toda a China e Coreia do Sul.

Alexander Chaushian desfruta de relações regulares em música de câmara com artistas notáveis como Yuja Wang, Julia Fischer, Levon Chilingirian, Diemut Poppen, Emmanuel Pahud e Ashley Wass, tendo colaborado também com Yehudi Menuhin.

É também membro do Trio Tchaikovsky com Pavel Vernikov e Konstantin Bogino.

O parceiro regular de música de câmara de Chaushian é o pianista Yevgeny Sudbin.

Chaushian grava para a etiqueta BIS. O seu recém-lançado CD do concerto com a Orquestra Filarmónica Arménia – também na BIS – recebeu excelentes críticas e foi seleccionado como 'Album of the Week' pelo 'The Independent', no Reino Unido.

Após os seus estudos iniciais na Arménia, Alexander Chaushian estudou no Reino Unido na Escola Yehudi Menuhin e na Guildhall School of Music and Drama, Londres. Prosseguiu os seus estudos avançados no Hochschule für Musik Hanns Eisler, Berlim. Desde então, Chaushian ganhou inúmeros prémios de prestígio, incluindo o 12.º Concurso Internacional Tchaikovsky em Moscovo, e no Concurso ARD na Alemanha. Como um ex-aluno dos 'Jovens Artistas de Concerto', com sede em Nova Iorque, tem-se apresentado extensivamente nos EUA.

Chaushian é professor de Violoncelo no Royal College of Music, em Londres.